MENU

05/08/2019 às 13h28min - Atualizada em 05/08/2019 às 13h28min

Criança engasgada é salva no Pronto Socorro de Marialva.

Da Ass. Com. Marialva.
Arquivo\ Regional


Na manhã deste domingo (4). Um bebê de apenas dois meses deu entrada no Pronto Socorro de Marialva, que se afogou com leite materno durante a amamentação. A mãe, desesperada, pediu ajuda para um motorista que passava em frente à sua casam para ser levado ao Pronto Atendimento o mais rápido possível. As equipes de plantão atenderam com muita agilidade e rapidez, conseguindo reverter o caso. "Foi grave, a criança estava cianótica, desmaiada e com as vias aéreas totalmente obstruídas. O médico Dr. Kalil e a equipe de enfermagem realizaram as manobras necessárias que possibilitou o salvamento", disse um dos enfermeiros.                                                  
Também foi feita uma radiografia e exames clínicos. Até o momento a criança está internada no Pronto Socorro em observação, e passa bem.  
Mais do que conhecer os procedimentos numa situação semelhante é importante prevenir, dicas importantes para amamentação correta, principalmente às mamães de primeira viagem.
Qual é a melhor posição para amamentar?
A Mãe precisa estar num ambiente tranquilo, porque o barulho, muitas vezes, agita a criança e ela passa a sugar com mais velocidade. Então a mãe tem que estar num lugar tranquilo, amamentar sentada e segurar a criança de forma verticalizada. Durante a amamentação, o bebê nunca deve ficar na posição horizontal, o corpo dele deve estar levemente inclinado. O bebê também deve mamar nos dois seios, a começar pelo mais cheio.
O que a mamãe deve fazer após a amamentação?
Após a amamentação o bebê deve ser posicionado no sentido vertical, contra o peito da mãe e com a cabeça no ombro. Tem que esperar de 20 a 40 minutos, pois pode acontecer de ele regurgitar. Ao deitar o bebê no carrinho ou na cama, tem que lateralizar (colocar a criança deitada de lado) e elevar a cabecinha. Ainda assim, a mãe deve continuar observando o bebê, principalmente nos primeiros dias.
E se o bebê se engasgar ou afogar com o leite, o que fazer?
 É necessário fazer a desobstrução das vias aéreas. Para isso, a mãe deve estender o braço, deitar a criança em cima do braço dela com a cabeça para baixo (de bruços) e fazer uma pressão na região dorsal (costas) em direção a cabecinha ou leves palmadinhas. Também com uma gaze ou com o dedo ela pode limpar a cavidade oral. Ela vai parar de fazer isso quando a criança começar a chorar, voltar a respirar e ficar rosada novamente. Lembrando que os movimentos são leves e delicados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp