MENU

26/07/2019 às 14h55min - Atualizada em 26/07/2019 às 14h55min

Maringá: Em fase de discussão, novo Plano Diretor antecipa futuro da cidade.

Da Dir. Com. Maringá.
Divulgação\PMM


Maringá continua a planejar o futuro e vai discutir o tema com a sociedade em audiências públicas, organizadas como parte do processo de elaboração do novo Plano Diretor. As reuniões, que serão realizadas entre os dias 26 e 30 de agosto em cinco regiões da cidade, buscam estimular o cidadão a indicar as prioridades de investimentos públicos em suas comunidades.

O Plano Diretor aponta diretrizes para desenvolvimento e expansão urbana da cidade. Debates com diferentes segmentos da sociedade, nas chamadas Audiências de Planejamento e Gestão de Territorial (APGTs), contribuem para formatar o documento, revisado a cada 10 anos. A expectativa é superar todas as etapas do processo e concluir o plano no início de 2020.

Os debates para elaboração do plano são conduzidas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Maringá (Ipplam), criado em maio de 2018 exatamente para organizar a ocupação do espaço urbano a partir de diretrizes técnicas. "A história da cidade, desde sua colonização, aponta para o planejamento como pilar fundamental do seu desenvolvimento", explica o presidente do Ipplan, arquiteto Edson Luiz Cardoso.

"Ainda que as assembleias estejam agendadas para final de agosto, reuniões com setores específicos já ocorrem com a frequência necessária para desenhar um Plano Diretor consistente com as perspectivas de uma cidade que não para de crescer", explica Edson Cardoso, acrescentando que a realização do processo pela prefeitura, sem terceirizá-lo, proporcionou uma economia de pelo menos 40% no custo.

Agenda das audiências:
- 26 de agosto - Escola Municipal Osvaldo Cruz, Rua Otávio Periotto, 166, Centro
- 27 de agosto - Escola Municipal Gabriel Sampaio (av. Tuiuti x rua Mônica Maria, Conjunto Léa Leal)
- 28 de agosto - Casa da Cultura Alcídio Regini, Av. Sophia Rasgulaeff, 693, Jardim Alvorada.
- 29 de agosto - Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas, Rua Flausina Francisca de Souza, 290, Vila Santa Izabel.
- 30 de agosto - Escola Municipal Padre Pedro Ryo Tanaka, Av. Cerro Azul, 2108,  Jd. Novo Horizonte
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp