MENU

17/07/2019 às 15h47min - Atualizada em 17/07/2019 às 15h47min

O impacto causado pela ausência a consultas e exames agendados.

Da Ass. Com. Marialva
Ass. Com. Marialva


NOTA: Cada consulta ou exame solicitado e não comparecido e não desmarcado por parte do beneficiário acarreta no aumento da espera por todo sistema, prejudicando aqueles que aguardam na fila.
A cada consulta ou exame marcado impacta diretamente em outras pessoas que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS), Cada agendamento, aumenta a espera, se alguém agendar e por qualquer motivo não puder comparecer, o ideal é avisar e desmarcar, dando assim a chance que outra pessoa possa aproveitar esse horário vago.
Em Marialva, quase 25% das consultas agendadas enfrentam o problema do absenteísmo, que é quando o paciente falta. Isso significa que várias outras pessoas, que muitas vezes ficam algum tempo aguardando uma consulta, poderiam estar sendo atendidas. "Essa conscientização das pessoas é importante, porque quem faz o SUS somos todos nós: o poder público nos níveis federal, estadual e municipal, e também a população", afirma o prefeito Victor Martini.
"O SUS é o maior plano de saúde do mundo, com 200 milhões de usuários, e logicamente carrega em si os desafios de um tamanho tão grande. Tendo isso em vista, podemos considerar que, se não fossem os faltosos, o Sistema poderia atender ainda mais pessoas, que não são atendidas porque fica um espaço vago na agenda", explica o secretário municipal de Saúde, José Orlando Villa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp