MENU

22/11/2021 às 15h50min - Atualizada em 22/11/2021 às 18h00min

Pesquisa da Takasago aponta aumento na procura por produtos vegetais

Dados mostram aumento de opções no mercado nos últimos anos

SALA DA NOTÍCIA André Coutinho
WGO Comunicação
Couleur/Pixabay
Novembro, 2021 – Uma pesquisa da Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil, revelou que a procura por produtos e alimentos de origem vegetal aumentou nos últimos anos. 

A multinacional japonesa entrevistou 160 consumidores sobre preferências e hábitos de consumo focados no conceito de produtos alternativos ao leite e percebeu esta forte tendência pela mudança. Entre os resultados, destaca-se que 72% dos consumidores estão interessados em consumir produtos vegetais,
69% gostariam de consumi-los em iogurtes, 62% em sorvetes e 49% em bebidas alternativas ao leite, que, para 80% dos entrevistados, são mais saudáveis do que o leite de vaca.

Os participantes foram questionados sobre como seria um produto ideal e o resultado foi de um mix de sabores prazerosos, variados e indulgentes, com ingredientes saudáveis e naturais e fontes de proteínas, cálcio, vitaminas e minerais. Sobre o tema, 72% responderam que substituiriam o leite de vaca pelo vegetal, como o de amêndoas, se o mesmo tivesse os itens citados.

Os sabores favoritos dos consumidores, de acordo com a pesquisa, são: doce de leite, chocolate, café, baunilha, torta de limão e torta de maçã com canela. Já na categoria de frutais, os preferidos são: morango, kiwi, banana, pêssego, laranja e uva. Segundo a Takasago, 42% dos consumidores fazem esta escolha por serem fonte de proteínas e nutrientes e 47% dos Millennials consideram o sabor um fator importante nessa categoria de bebidas à base de vegetais.

Mercado em crescimento
O mercado de plant-based no Brasil registrou um crescimento anual de 11,1% nos últimos cinco anos, segundo levantamento da agência Euromonitor. Para as bebidas vegetais, também há expectativa de um crescimento de 13,1% CAGR até 2026. Já segundo a Mintel, nos últimos três anos houve aumento de lançamentos de produtos no mercado 35% maior do que o mesmo período anterior.

Os dados justificam-se pela preocupação com saúde, nutrição e sustentabilidade, que nunca esteve tão acentuada. Além disso, o advento das dietas alternativas, baseadas em vegetais, faz com que mais empresas lancem produtos utilizando as plantas.

Pelo sabor ser muito importante para essa categoria, a Takasago conta com uma tecnologia exclusiva, chamada TAKASAGO INTENSATES® Flavor Modulators, na qual são utilizadas moléculas exclusivas na composição dos aromas, que atuam diretamente na percepção sensorial e são capazes de realçar o sabor dos alimentos, mascarar notas indesejadas e promover sensações diversas, entregando um sabor completo e agradável para o consumidor final.

Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP, em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp