MENU

05/07/2019 às 13h57min - Atualizada em 05/07/2019 às 13h57min

Câmara Marialva vota projeto que institui a Semana da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Ass. Com. Câmara de Marialva
Ass. Com. Câmara


Está em pauta na sessão da Câmara Municipal de Marialva desta segunda-feira (8) o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2019, que institui no Calendário Oficial do Município a Semana Municipal da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla, a ser comemorada anualmente no período de 21 a 28 de agosto. 

O projeto, de autoria do vereador Jefferson Garbúggio (PT), tem como objetivo promover uma semana de programação com atividades voltadas para a conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas voltadas à inclusão social desse segmento.  

As pessoas portadoras de deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações. Um exemplo seriam as pessoas que têm deficiência intelectual e física.

“As pessoas com deficiência intelectual costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado. A capacidade desses alunos precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo”, disse. 

O vereador também ressaltou que a iniciativa também busca combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência. Se aprovado, o Município poderá firmar parcerias para a realização de palestras, debates, produção de material gráfico, entre outras iniciativas.  ”Esse projeto vem para somar as ações que já vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e pela Secretaria de Educação”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp