MENU

02/07/2019 às 16h16min - Atualizada em 02/07/2019 às 16h16min

Parque do Ingá: Aeradores preservam fauna aquática em período de estiagem.

Da Dir. Com. Maringá.
Aldemir de Moraes\PMM


A Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) instalou cinco aeradores no lago do Parque do Ingá prevenindo a proliferação de algas que podem comprometer a fauna aquática em período de falta de chuvas. Três equipamentos foram adquiridos com recursos da pasta e outros dois, de medidas compensatórias de empreendimentos.
 
Os equipamentos foram instalados em posições estratégicas para incorporar oxigênio e quebrar a barreira de estratificação da água, impedindo níveis diferentes de temperatura e oxigênio, deixando os lagos mais homogêneos. 
 
O biólogo da Sema, Rogério, explica que os aeradores contribuem para a manutenção da vida aquática na época de estiagem. “O Lago do Parque do Ingá é abastecido principalmente pelas águas pluviais. A estiagem e redução do vento impedem a movimentação da lâmina de água, prejudicando dessa forma a fauna aquática”, destaca.
 
Com o objetivo de estratégias de manejo, objetivando a conservação da vegetação nativa, incluindo à do lago da reserva, é atualizado do Plano de Manejo do Parque do Ingá. O Nupélia realiza as análises dos parâmetros físicos e químicos dos lagos e das comunidades aquáticas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp