MENU

13/10/2021 às 16h18min - Atualizada em 13/10/2021 às 17h50min

Pão: chef ensina a preparar pão de cerveja preta

Este alimento milenar, que está na mesa da maioria dos brasileiros diariamente, foi apresentado pelo especialista com uma roupagem de festa

SALA DA NOTÍCIA Anhembi Morumbi
São Paulo, 13 de outubro de 2021 – Dia 16 de outubro (sexta-feira) é comemorado o Dia Mundial do Pão. Também pudera, o alimento está presente à mesa da maioria das casas. “Em algumas culturas os pães são acompanhamentos obrigatórios em refeições principais. Já no Brasil, ele está muito presente no café-da-manhã, tanto em casa como nas padarias. Quem nunca comeu um delicioso pão na chapa com café antes do trabalho?”, comenta Patrick Ambrogi, docente do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

Um dos alimentos mais antigos do mundo é também um dos mais versáteis, possibilitando diferentes variações de preparação a partir de sua base, composta por farinha, água e sal ou açúcar. “O grande diferencial em um bom pão é a formação adequada de glúten. Essa substância é desenvolvida pelas proteínas geradas pelo contato da farinha de trigo com a água e, posteriormente, pela sova (ação mecânica de amassar a massa). Ele retém os gases da fermentação e garante um bom crescimento ao pão”, explica o chef. Por isso, a qualidade da farinha é de suma importância para todo o processo. “Prefira sempre farinhas especiais, próprias para panificação”, conclui.

Confira receita ensinada pelo chef Patrick Ambrogi na aula de Panificação do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. Bom Dia do Pão!   


Pão de Cerveja Preta

Para a massa:
400 gramas de farinha de trigo (própria para panificação)
60 gramas de farinha de centeio
40 gramas de trigo integral

10 gramas de fermento biológico seco
10 gramas de sal refinado

50 ml de água
300 ml de cerveja preta

Para o acabamento:
150 ml de cerveja preta
50 gramas de farinha de centeio
5 gramas de fermento biológico fresco

30 gramas de farinha de trigo integral
  
Modo de preparo: 
  1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos e a cerveja preta. 
  2. Sove e adicione a água aos poucos, até obter uma massa lisa e homogênea. 
  3. Coloque a massa em um recipiente untado e deixe descansar por um período entre 45 e 60 minutos em temperatura ambiente. 
  4. Prepare o acabamento, misturando bem a cerveja preta, a farinha de centeio e o fermento biológico fresco. Reserve em um recipiente coberto até o momento da utilização. 
  5. Divida a massa em duas peças de aproximadamente 400g, Boleie-as e deixe-as descansar por mais 20 minutos, cobertas com filme plástico. 
  6. Modele em formato triangular e disponha os pães sobre uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga, tendo o cuidado de deixar um espaço entre as peças. Fermentar até dobrar de volume. 
  7. Aplique o acabamento sobre os pães com a ajuda de um pincel. 
  8. Polvilhe farinha de trigo sobre os pães e leve imediatamente ao forno pré-aquecido a 220ºC. 
  9. Asse por cerca de 35 minutos ou até que esteja dourado. 
  10. Retire do forno e resfrie sobre uma grade. 


Sobre a Universidade Anhembi Morumbi 
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba. 
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. 
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp