MENU

13/09/2021 às 15h56min - Atualizada em 14/09/2021 às 00h00min

Pesquisa da Takasago aponta morango como a fruta com mais ”sabor de infância”

Segundo a empresa, a ansiedade gerada com a pandemia causou maior procura por conforto e nostalgia

SALA DA NOTÍCIA André Coutinho
WGO Comunicação
Pixabay

Conhecidos por serem os dois meses de pico da safra de morango no Brasil, agosto e setembro abrigam festas da fruta em várias regiões. Segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2020, o país produziu mais de 165 mil toneladas de morango, sendo o estado de Minas Gerais responsável por mais da metade: 84 mil.

E o alto consumo pode ser explicado por um fator levantado em pesquisa realizada pela Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil – neste ano. De acordo com o estudo, o morango é a fruta que possui mais “sabor de infância” para os brasileiros. Ou seja, a que mais traz a sensação de nostalgia, sendo ainda mais procurada em razão da pandemia. 

A pesquisa qualitativa foi realizada com 109 homens e mulheres de 18 a 55 anos. Foram feitas conversas on-line em tempo real, nas quais os consumidores podiam interagir com o moderador e uns com os outros, votando nas respostas dos colegas (popularidade). A vencedora foi lembrada por 71% dos entrevistados, enquanto a manga (69%) e a uva (68%) completaram o “pódio”.

Segundo a Takasago, esse dado gera uma grande oportunidade para as marcas de alimentos e bebidas adotarem uma linguagem focada em sabores da memória para se conectar com os consumidores. A pandemia do novo coronavírus, que trouxe consigo um período extenso de quarentena e isolamento social, também pode explicar tal comportamento: uma de suas consequências foi um aumento na procura por conforto e nostalgia, incluindo a alimentação (confort foods), para aliviar a ansiedade causada pelas incertezas do futuro.


“Uma das formas de aliviar o sentimento de ansiedade é buscar segurança e conforto na alimentação, com produtos familiares, que resgatam tradição, memórias felizes e associações com experiências positivas”, explica Rafaela Bedone, Head de Marketing e Consumer Insights da Takasago.

De acordo com estudos da University of Southampton, na Inglaterra, ser nostálgico aumenta a vitalidade e prepara os indivíduos para lidarem com o presente e com o futuro. Isso porque, quando vivenciamos momentos de nostalgia, experimentamos um sentimento de “autocontinuidade”.

Além das frutas, também foram levantados os principais doces, sobremesas e receitas de família que eram favoritos na infância dos entrevistados. Abaixo, estão dispostos os Top 10 dos três temas:

Entre as frutas, além do morango, manga e uva, foram mencionadas jabuticaba (67%), amora (67%), mexerica (63%), banana (60%), laranja (58%), acerola (58%) e caju (58%). 

O doce ou a sobremesa mais citada foi o chocolate (69%), seguido por brigadeiro de panela (68%), pudim (68%), bolo de cenoura (68%), algodão doce (67%), leite com farinha (64%), tutti-frutti (56%), caramelo (50%), leite condensado (50%) e doce de leite (40%).

Já nas chamadas “receitas de família”, o brigadeiro foi o mais lembrado (72%), seguido por pamonha (71%), canjica (68%), queijadinha (67%), bolinho de chuva (65%), bolo de milho (64%), bolo de milho verde cremoso (61%), arroz doce (59%), cocada (59%), bolinho de banana (59%) e bolo “nega maluca” (56%).


Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.



PARCEIROS REGIONAL EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp