MENU

17/06/2019 às 14h51min - Atualizada em 17/06/2019 às 14h51min

Apan conquista a 4ª colocação no Sul Brasileiro Infantil e Juvenil de Natação

Da Dir. Com. Maringá.
Divulgação


A equipe da Associação de Pais e Atletas de Natação (Apan) terminou o Torneio Sul Brasileiro Infantil e Juvenil entre as cinco primeiras colocações, feito inédito. Com 630 pontos, 22 finais A e 28 finais B, a Apan ficou na 4ª posição. Atrás do Clube Curitibano, campeão com 2,3 mil pontos, Grêmio Náutico União (RS) com 1,9 mil pontos e o Clube Santa Mônica com 832 pontos. A competição ocorreu entre os dias 12 e 15, em Palhoça (SC).
 
Além das 50 finais, a equipe ficou na 3ª colocação nas categorias juvenil feminina e infantil masculina. A equipe maringaense ainda conquistou três pratas e quatro bronzes. Cerca de 39 clubes participaram da competição, com 591 atletas inscritos. Com 31 atletas, a Apan estava com a 5ª maior delegação. Das sete medalhas conquistadas, três foram nos revezamentos 4x50 livre juvenil feminino e 4x50 medley juvenil masculino e feminino. 
 
Com a exceção dos revezamentos e dos 400 metros livres, a competição ocorreu em fase  de eliminatória e final. Os oito melhores tempos das eliminatórias nadavam a final A e da 9ª a 16ª colocação, a final B. A equipe de Joinville ficou na 5ª colocação com 606 pontos e na 6ª posição, Cascavel com 583 pontos.
 
O técnico da Apan André Yamazaki comenta a evolução da equipe em comparação com os anos anteriores. “No ano passado, terminamos a competição na 9ª colocação, a partir desta temporada ocorreu a unificação da equipe com o projeto de natação da Secretaria de Esportes e todos nós saímos ganhando. Estávamos com a 5ª maior delegação na competição e conseguimos trabalhar a quantidade de atletas com a qualidade, o que é sempre difícil”, comenta Yamazaki.
 
A atleta maringaense, Naima Martins, nadou seis provas (dois revezamentos e quatro individuais), as melhores colocações nas provas individuais foram as 5ª colocações no 50 metros livre, 200 medley - borboleta, costas, peito e crawl -  e nos 100 metros borboleta. No revezamento ajudou a equipe a ficar na terceira colocação no 4x50 livre e 4x50 medley juvenil.
 
“A competição estava bastante equilibrada entre os atletas, na minha principal prova, os 100 metros borboleta não consegui encaixar o estilo do nado durante o percurso e o tempo não foi o esperado. O cansaço de duas competições seguidas atrapalhou um pouco, mas a parte mental estava bastante preparada. Nos revezamentos, deixamos o cansaço de lado e o principal objetivo foi ajudar a equipe conquistar um lugar no pódio e conseguimos essas conquistas nos dois revezamentos”, cita a nadadora. 
 
As próximas competições da Apan são o Campeonato Brasileiro Junior, que ocorre nos dias 26 a 29 de junho, no Clube Santa Mônica, em Colombo (região metropolitana de Curitiba) e o Campeonato Paranaense Mirim e Petiz, na primeira de julho . A equipe maringaense conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp). 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp