MENU

30/06/2021 às 12h55min - Atualizada em 30/06/2021 às 12h55min

Como construir uma área de lazer em casa.

Neste espaço pode reunir o que você mais gosta de fazer em casa: cozinhar, beber, jogar, assistir, ler, reunir os amigos ou simplesmente descansar.

Julia Ximenes
hedgehog Digital
Hamify.com.br

O isolamento social por conta da pandemia de covid-19 mudou a forma como nos relacionamentos com a nossa casa. Novas rotinas, novos hobbies e novas necessidades surgiram, e essa transformação no nosso dia a dia impulsionou o desejo por incrementos nos espaços reservados para o lazer.
Arquitetonicamente falando, porém, não existe um modelo ideal para a área de lazer. Tudo depende, afinal, do perfil dos moradores da residência e também do espaço que possuem disponível. O local não precisa ser necessariamente extenso, mas é importante que seja o mais completo possível, para evitar a necessidade de circular por outros cômodos da casa.

Outro fator a ser considerado é o quanto há reservado para se investir, lembrando que uma área de lazer particular valoriza muito um imóvel e também convida os seus moradores a aproveitarem melhor o lar.
Reunimos abaixo exemplos do que é possível fazer em uma área de lazer e dicas do que fica legal neste espaço reservado para o convívio social:

Priorize o verde:

As áreas de lazer na maioria das vezes sempre ficam em espaços externos e as plantas são muito bem vindas nesses locais. Entretanto, não é sempre que há lugar disponível para um jardim. Em casos assim, aposte nos vasinhos para decorar o ambiente ou ainda em jardins verticais, que são lindos e ocupam pouco espaço.
Plantas pendentes também decoram ambientes sem muito espaço para canteiros ou vasos de chão. Mas, para aqueles que possuem lugar para um jardim de quintal, é interessante fazer composições que usem e abusem das plantinhas, dos canteiros, das fontes e das luminárias.

Cinema em casa:

Os tempos pandêmicos pedem um sofazinho e uma maratona de séries ou filmes, e investir nesse tipo de área de lazer pode tornar essas atividades muito mais prazerosas. Além do espaço disponível, você precisa considerar também as características de quem vai habitar aquele espaço: caso o intuito seja esticar as pernas, por exemplo, cabe bem um sofá modelo chaise.
Em outras composições, poltronas que deem uma cara mais próxima à de um cinema ao recinto podem ser outra opção. É importante também ter em mente que tipo de estrutura audiovisual você espera ter. Para tornar a experiência ainda mais realista, invista em um home theater e em um rack.

Brinquedoteca:

Seja sincero; você sempre quis ter um espaço assim em casa durante a infância. Por que não proporcionar esse privilégio às crianças atualmente? Uma brinquedoteca cria um universo lúdico para os pequenos, e o mais legal de tudo isso é que ela evita aquela sensação de bagunça em quartos de maior convívio, com brinquedos espalhados por todos os cantos.
Use muitas cores e deixe a sua imaginação fluir na hora de decorar o espaço – para que eles façam o mesmo quando tudo estiver pronto. Outra sacada legal é que as crianças tenham acesso a tudo que está no ambiente, para que sejam incentivadas a guardar os brinquedos no lugar certo depois de brincar.

Varanda gourmet:

Um espaço externo para as refeições pode aliviar os odores da cozinha nos outros cômodos da casa e proporcionar uma sensação diferente em momentos especiais. O estilo rústico vai muito bem aqui mas, mesmo em espaços simples, as bancadas, os nichos e as prateleiras podem tornar tudo muito funcional e prático.
O que não pode faltar são móveis confortáveis e o fechamento de vidro que, além de promover privacidade, também protege contra a chuva, o frio e o sol. A churrasqueira é outro item muito comum nesse espaço gourmet, isto é, ligado à culinária e à cozinha.

Espaços para jogos e para leitura:

Quando o assunto é o espaço para jogos, logo pensamos em um lugar grande, que comporte uma mesa de sinuca ou de pingue-pongue. Entretanto, esse cômodo pode ser pensado para jogos de tabuleiro ou até para videogames e computadores, com decorações temáticas.
Caso a atividade principal escolhida para o espaço seja a leitura, o aconchego, a iluminação e o espaço para prateleiras e estantes não podem ser esquecidos na hora de projetar o local, que será utilizado também para descanso.

Piscina:

Tem piscinas para todos os gostos, espaços e casas diferentes no mercado. Para apartamentos e varandas, existem as infláveis e as de PVC, que são mais acessíveis. Mas, para quem quer fazer da piscina uma das principais propostas da área externa, há as fixas de alvenaria, vinil, pastilhas ou fibra.
Fique atento na hora de escolher os revestimentos: azulejo é o mais comum e fácil de instalar, mas acumula limo mais facilmente; a cerâmica é resistente e não suja tanto (e para muitos é o melhor custo-benefício); o vinil é impermeável e fácil de instalar, mas exige mais manutenção especializada, enquanto a pastilha de vidro é a mais cara, porém a mais durável e perfeita para piscinas curvas.
Uma alternativa às piscinas são os spas e há opções disponíveis que comportam a partir de duas pessoas. Além de ser de fácil instalação e manutenção, as banheiras de hidromassagem também podem ser utilizadas em outras estações do ano, pois possuem funções térmicas. Em caso de mudança, inclusive, é possível transportá-las.
Ah, e não esqueça de escolher uma boa bomba para piscina, para que sua diversão fique ainda mais segura.

Adega:

Todos esses espaços, que multiplicam as possibilidades de encontros e eventos, em boa parte das vezes também são locais de confraternização e, por isso, pensar no armazenamento e acesso a bebidas pode tornar tudo ainda mais confortável.
Armazenar vinhos tintos, brancos e espumantes longe da luz e na temperatura ideal é uma etapa importante ao guardar aquele rótulo que você está reservando para uma ocasião especial, e fica ainda mais interessante possuir um lugarzinho só para isso.
Para receber convidados, organizar festas ou simplesmente fazer uma refeição ao ar livre, a área de lazer muitas vezes é o cômodo mais usado de um imóvel. Esse ambiente oferece variadas possibilidades para você aproveitar da melhor forma possível o seu lar, pode se tornar o lugar mais democrático da casa e ainda reflete toda a personalidade de seus moradores.

PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp