MENU

30/06/2021 às 12h42min - Atualizada em 30/06/2021 às 12h42min

Móveis adequados para home office.

O trabalho remoto mudou a rotina de muita gente. Um escritório confortável e funcional pode ser a chave para produzir mais e melhor.

Julia Ximenes
Hedgehog Digital
funcional.com.br

A pandemia de covid-19 mudou completamente a rotina de muita gente. Com o esvaziamento dos escritórios das empresas, a nossa casa passou a ser vista também como um ambiente de trabalho.
Essa mudança, um tanto quanto brusca, vem causando grande impacto no mercado de móveis desde 2020. Ainda no primeiro ano da pandemia, itens como cadeiras, escrivaninhas e outros passaram a se destacar no ranking de vendas desse setor.
 
Uma das heranças do período pandêmico, a popularização do home office exige que cada um tenha seu próprio escritório dentro do lar. Definir esse espaço em sua casa ou apartamento é essencial para se dar bem nesse tipo de regime de trabalho.
Caso contrário, dores no corpo, cansaço, indisposição ou dificuldade de organização podem ser companheiros no dia a dia. Separamos neste texto dicas do que levar em consideração ao mobiliar o escritório e os principais móveis que você vai precisar.

Espaço disponível:

Apesar das decisões em torno dos móveis priorizarem a ergonomia, você não pode deixar de se lembrar do espaço disponível que possui. É comum que o escritório seja integrado à sala, à varanda ou ao quarto, mas é importante separar os ambientes.
Afinal, existe a hora de trabalhar e a hora de relaxar. Procure também deixar um espaço reservado para a circulação. Quanto aos materiais, texturas e cores, eles podem depender de outros móveis que já compõem o ambiente.

Quanto tempo você fica no escritório:

Essa questão é relevante, pois podemos passar mais tempo em nossas cadeiras do que em nossas camas. Uma cadeira de trabalho com boa ergonomia pode proporcionar um expediente muito mais tranquilo.
As horas de trabalho também exigem concentração, e qualquer incômodo ou dorzinha pode acabar com a sua produtividade. Além disso, dar o seu tom ao local no qual você passará a maior parte do seu dia é um bom motivo para personalizá-lo mais.

Móveis essenciais:

Agora que você já sabe que a escolha do mobiliário necessário para o seu home office vai depender do espaço disponível e de quantas horas você ficará nesse espaço, podemos passar para os queridinhos do trabalho remoto.
Além da ergonomia, que se trata da otimização das condições de trabalho, é preciso pensar também na mobilidade e na flexibilidade. Nem sempre, porém, é possível ter espaço e conforto e, por isso, os móveis a seguir são ainda mais importantes:

Mesa ou escrivaninha:

Um dos principais móveis do escritório e o lugar onde tudo acontece. É na escrivaninha que nos debruçamos e passamos horas trabalhando – e aquela mesa da sala de jantar ou da cozinha nem sempre é a ideal para todo o período.
A opção de usar uma mesa de escritório no formato de L é comum em cômodos menores, pois oferece uma superfície maior sem ocupar tanto espaço. Próximas a uma estante ou prateleira, podem facilitar (e muito) o fluxo de trabalho.

Cadeira:

A cadeira em que você trabalha é tão imprescindível quanto o colchão em que você dorme. Ao lado da escrivaninha, elas formam a dupla essencial de móveis para escritório, e ambas podem inclusive afetar diretamente a nossa saúde.
Analise se você precisa ou não de apoio para os braços e a altura em que você fica mais confortável. No longo prazo, cadeiras de tamanhos mal dimensionados ou com falta de regulagem podem causar problemas de coluna, pescoço, ombros e braços.

Estante:

Não é em todo quarto que cabe uma estante, mas ela pode ser facilmente substituída por uma prateleira, por exemplo. Para um layout funcional, podem ser usadas duas opções diferentes, de acordo com as proporções do ambiente.
Uma estante baixa, com até quatro prateleiras, pode formar um conjunto com a mesa, ampliando o espaço da escrivaninha. Estantes altas são modelos mais estreitos, mas que ganham em altura e permitem adicionar organizadores, como caixas e separadores.

Iluminação:

Acredite, a luz importa e importa muito – em casos em que a estação de trabalho está acoplada a uma área social, importa mais ainda. Em ambientes assim, uma luminária de mesa ou um abajur com um design bacana fica muito legal.
A cor da luz pode ser o detalhe que faz daquele espaço mais leve ou o motivo da sua vista cansada. Uma lâmpada muito branca é estimulante e cansa em poucas horas, enquanto as amarelas não são adequadas para ambientes que exigem concentração.
A iluminação natural também deve ser abundante, mas não frontal. Em ambientes iluminados demais, cortinas persianas permitem dosar a quantidade de luz e podem deixar o ambiente ainda mais aconchegante.
 

Gaveteiro:

Muitas vezes, aquela mesa que você comprou que tem bastante espaço não possui gavetas. Ou então você precisa de tantas gavetas que somente as que vêm na escrivaninha não são suficientes.
Para que a estação de trabalho não vire uma bagunça de papéis, canetas, documentos, mouse, teclado e computador, o gaveteiro é um complemento estratégico e que combina demais com o ambiente. A dica é optar por aqueles com rodinhas.
Trabalhar de casa foi um desafio pelo qual muitas pessoas precisaram passar nos últimos meses. No entanto, se você criar uma estrutura confortável e que tenha os equipamentos necessários, pode ser até a chave para uma rotina mais produtiva.
Mesmo que o ambiente de trabalho tenha conforto e esteja do seu gosto, não se esqueça de fazer pausas, em média, a cada 45 minutos. É importante esticar as pernas e relaxar um pouco – e itens como o apoio para os pés podem ajudar a cansar menos também.

PARCEIROS REGIONAL

Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp