MENU

28/06/2021 às 16h21min - Atualizada em 28/06/2021 às 17h00min

Alimentação saudável para o pet, como deve ser?

Dieta para cães e gatos deve levar em consideração a raça, o sexo, o peso, a idade, a castração e o nível de sedentarismo

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
http://www.falacriativa.com.br/
DogHero/Divulgação
Com tantos desafios enfrentados nos últimos tempos, a busca pelo bem-estar tem sido encarada como prioridade na vida de muitas pessoas. Pais ou mães de pets que buscam adquirir novos hábitos, também desejam que o seu animal de estimação tenha qualidade de vida. 
Thais Matos, médica veterinária da área de Confiança & Segurança da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, orienta os tutores de pets a estabelecerem uma rotina diária para os animais de estimação.
 
“Essa rotina não deve ser alterada, e quando falamos de uma dieta balanceada, não devemos mexer nos horários, tão pouco, na quantidade das refeições. Em tempos de mudanças de rotina, como tem sido na quarentena, acabamos passando mais tempo em casa e, por consequência, estamos sujeitos a abrir muitas exceções na rotina do pet. Isso pode causar alterações comportamentais e fisiológicas preocupantes”, declara Thaís.
Ao avaliar o que é necessário para prescrever uma dieta para cães e gatos, o médico veterinário levará em consideração algumas questões, como: a raça e sexo, o peso e a idade, a castração e se o animal é sedentário. Thaís menciona ainda que fatores relacionados à saúde, como alergias ou rejeição a algum tipo de alimento, entre outras características, também são avaliadas. 
“Essas condições requerem cuidados extras com o cardápio. Como por exemplo, pets com alergia alimentar não esclarecida, precisam fazer primeiro uma dieta de eliminação para identificar o que pode estar causando o quadro”, afirma.
Outra procura constante de pais e mães de pets, é por alternativas mais saudáveis que possam ser inseridas na alimentação dos animais de estimação. Sobre isso, e como organizar a rotina do pet, principalmente nos momentos em que o tutor estiver em casa, as dicas da médica veterinária da DogHero, são:
Frutas e legumes - Existe uma variedade de frutas e legumes que podem ser recomendadas como petisco para os pets, como: caqui, batata doce (sempre cozida), maçã (ótima opção para cães e gatos acima do peso), banana, melancia, cenoura (pode ser oferecida crua ou cozida), manga, abóbora e nabo. Sempre retire cascas e todas as sementes, pois muitas são tóxicas e podem fazer com que o pet se engasgue. Pequenas quantidades desses alimentos são suficientes para dar nutrientes ao pet e deixá-lo feliz. O tutor precisa tomar o cuidado de não exagerar na dose e consultar um médico veterinário para garantir que o pet não tenha intolerância a nenhuma delas
.
Alimentação para o pet que tem dor articular - A alimentação é um dos pontos principais, tanto para prevenir como amenizar os sintomas causados por problemas articulares. Neste caso, a ração com componentes específicos (Cálcio; Condroitina; Colágeno; Glucosamina; L-carnitina: Ômegas 3 e 6 e Vitamina K2 e K3) é a melhor opção. 
Rotina na alimentação - Quantas vezes um pet deve comer por dia? A sugestão é uma vez pela manhã e outra mais pro final da tarde. Ofereça a refeição de forma fracionada, disponibilizando a comida sempre nos mesmos horários. No intervalo entre as refeições, evite dar muitos petiscos ou pedaços da sua refeição. Ele pode achar que sempre que você comer, ele vai receber algo também.
Previna o sedentarismo - Se o pet estiver obeso é importante evitar oferecer petiscos em excesso. O tutor pode priorizar os naturais, como legumes e frutas. É necessário que o pai ou mãe de pet siga as recomendações do médico veterinário e crie uma rotina para o animal de estimação se exercitar.
Organize o cantinho da refeição - Ofereça a refeição em um local que ele já esteja habituado. O lugar deve ser tranquilo, para que ele possa comer sem interrupções e evite comer muito rápido.
Sobre a DogHero 
A DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis - formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país - a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.


PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp