MENU

25/06/2021 às 13h59min - Atualizada em 25/06/2021 às 13h59min

Importância da odontopediatria para o desenvolvimento da criança.

O cuidado com a saúde bucal das crianças é fundamental para o seu desenvolvimento

Conviva Melhor
Freepik

A atenção com a higiene bucal das crianças é fundamental para o seu desenvolvimento e para evitar o surgimento de doenças. Por isso, as consultas regulares com a odontopediatria são fundamentais para o bem-estar de pacientes recém-nascidos até os adolescentes.
Assim como as outras áreas da medicina, a odontologia pediátrica é especializada nos serviços de assistência dental ao atendimento infantil e adolescente, a fim de suprir as necessidades e as especificidades dos quadros clínicos desta faixa-etária.
Problemas com a saúde dos dentes na primeira infância pode ter repercussões sérias na:

  • Formação ósseo-facial;

  • Estruturação da mordida;

  • Disposição dos dentes;

  • Integridade das estruturas orais.

Esses contratempos são refletidos na mastigação, dificuldade de deglutição, fala e pode interferir, inclusive, no processo respiratório infantil - causalidades que são sentidas até a vida adulta.
Por causa disso, diversos planos de convenio odontologico incluem o atendimento pediátrico em sua cobertura e garantem a possibilidade do acompanhamento profissional de qualidade, que mantenha um sorriso saudável e bonito nos pequenos. Mas o que exatamente faz esse especialista?
 

O que é a odontopediatria:

O odontopediatra, antes de se especializar no cuidado infantil, passa pela mesma formação que todos os outros dentistas. 
Por isso, ele é qualificado para realizar o tratamento de canal, cirurgias e restaurações, assim como todos os dentistas generalistas.
Inclusive, por isso, essa especialidade é também responsável pelo pré-natal odontológico e acompanha a saúde bucal da gestante durante toda a gravidez. 
Inclusive, esse acompanhamento previne o acometimento por gengivites e periodontites que podem afetar e bebê e a gestação.
Tal especialização, dedicada ao atendimento infantil, pode avaliar e orientar crianças recém-nascidas ou que estejam desenvolvendo os primeiros dentinhos, crianças com necessidades especiais, pacientes que necessitem de um tratamento mais delicado ou adolescentes de até 18 anos.
Esse tratamento voltado ao cuidado da saúde bucal das crianças, apresenta algumas particularidades que podem ser mais aprofundadas por esses profissionais, como:

Higiene bucal infantil:

Por meio do auxílio de um plano dental coletivo empresarial, a gestante pode consultar um odontopediatra para tirar dúvidas quanto à higienização bucal do bebê recém-nascido e para aprender como devem ser os primeiros cuidados com a saúde oral da criança.
Além disso, ele pode ensinar quais materiais utilizar para a escovação dos primeiros dentinhos de leite, como realizar o processo de limpeza, quais os impactos da alimentação na primeira infância e até quais são os hábitos que devem ser evitados neste primeiro momento.
 

Prevenção de problemas:

Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), em cada dez crianças de até 5 anos, seis apresentam ao menos uma cárie. Enquanto isso, os adolescentes podem ter até seis dentes cariados.
O dentista pediatra é quem deve cuidar desses casos e realizar a prevenção do acúmulo bacteriano responsável pelo surgimento dessas doenças, bem como das inflamações gengivais e periodontites – que podem ser ainda mais graves nas crianças.
Esse profissional (que pode ser consultado por meio de um plano odontologico para MEI) também deverá acompanhar a formação estrutural dos dentes infantis e poderá notar problemas com o posicionamento dental e indicar o início do tratamento ortodôntico, por exemplo.
 

Solução de dúvidas:

O início do processo de escovação e nascimento dos dentes nas crianças pode ser bastante desafiador para os pais, principalmente porque o bebê se sente desconfortável e chora muito com o incômodo. 
Além disso, os responsáveis podem ter dúvidas quanto ao cuidado, o crescimento dos dentes ou a limpeza das gengivas.
Assim, as consultas com o dentista pediátrico são essenciais para sanar todos os tipos de dúvidas quanto à saúde oral das crianças e dos adolescentes, indicando práticas que favorecerão a arcada e a saúde como um todo.

Por que preferir o atendimento especializado:

No entanto, ainda que saibamos dos cuidados que podem ser realizados por um especialista na saúde infantil, quais são as vantagens de preferir esse serviço à assistência do dentista generalista?
Usar um plano odonto empresarial para consultar seu bebê com um odontopediatra pode ser fundamental para a realização de um serviço mais rápido e eficiente, que não cause estresse nem na criança e nem nos responsáveis, identificando necessidades específicas dos pequenos.
Além disso, o consultório médico e odontológico pode ser bastante assustador para os pequenos, bem como os procedimentos e barulhos dos demais pacientes podem causar tensão e traumas.
Mais ainda, o dentista comum pode encontrar dificuldades com o nervosismo dos pacientes. Já os profissionais especializados, têm mais técnica e facilidade com o comportamento infantil e conseguem identificar formas para tranquilizar as crianças.
Além disso, a experiência extra ajuda na realização dos procedimentos e nos diagnósticos mais precisos que engloba as peculiaridades da formação bucal das crianças.
 
Por isso, a realização do acompanhamento dental pediátrico – que pode ser feito de forma particular ou com o suporte de um plano dental para MEI – é essencial para garantir a saúde bucal das crianças e impedir o aparecimento de patologias de forma mais confortável e segura.


PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp