MENU

22/06/2021 às 12h25min - Atualizada em 22/06/2021 às 15h24min

Obesidade: causas e consequências para a saúde das mulheres

A Dra. Danielle Miyamoto falou sobre como a obesidade afeta a saúde das mulheres

SALA DA NOTÍCIA Salatiel Araújo
https://www.doutortv.com.br/
Divulgação

A obesidade é uma doença crônica e que tem crescido rapidamente no século XXI, tornando-se um problema de saúde pública. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2003 e 2019, o número de obesos com mais de 20 anos no Brasil mais do que dobrou. No mesmo período, a obesidade feminina passou de 14,5% para 30,2% e se manteve acima do crescimento da obesidade masculina, que subiu de 9,6% para 22,8%.

Como identificar:
A maneira mais comum de se saber quando um indivíduo tem um quadro de obesidade é o IMC (Índice de Massa Corporal). Mulheres com IMC de 25 a 29,9 são consideradas com sobrepeso e mulheres com IMC de 30 ou mais têm obesidade.
Entretanto, a mastologista, ginecologista e obstetra Dra. Danielle Miyamoto ressalta: “O IMC é menos preciso em algumas pessoas do que em outras. Por exemplo, se uma pessoa é muito musculosa, pode ser saudável mesmo se o IMC estiver acima de 25, pois o músculo pesa mais do que a gordura”.
Outra maneira de saber se o peso de uma pessoa está ideal é medir a circunferência da cintura. “Pesquisadores e médicos concordaram que mulheres com circunferência da cintura maior que 35 polegadas correm maior risco de muitos problemas de saúde causados ​​por sobrepeso ou obesidade”, conta a doutora.


Causas da obesidade:
O corpo precisa de calorias para funcionar, mas quando ele consome mais calorias do que utiliza, o indivíduo naturalmente ganhará peso, pois essas calorias serão armazenadas em forma de gordura.
A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, que acontece ao longo de um período de tempo. A Dra. Miyamoto destacou a questão familiar: "O contexto no qual você cresce e vive também influencia no ganho de peso, já que seus pais ou responsáveis ​​determinam a sua alimentação e atividades físicas”.
O metabolismo também é um fator importante. “É a rapidez com que seu corpo queima calorias, podendo afetar o ganho e a perda de peso. Os homens geralmente têm mais músculos e menos gordura do que as mulheres, então seus corpos podem queimar calorias mais rapidamente. O metabolismo das mulheres pode mudar ao longo da vida, como ocorre com as mudanças hormonais durante a puberdade, gravidez e menopausa”, explica a Dra. Danielle Miyamoto.

Consequências para a saúde das mulheres:
A obesidade causa indiretamente milhões de mortes ao redor do mundo a cada ano, pois aumenta o risco de surgirem muitos problemas de saúde adjacentes.
“Mulheres com obesidade têm maior risco comprovado de desenvolver alguns tipos diferentes de câncer, como o de mama, cólon e reto, estômago, esôfago, fígado, rim, meningioma, mieloma múltiplo, câncer de pâncreas, ovário, dentre outros”, exemplifica a Dra. Miyamoto.
A ameaça da diabetes também se faz presente, como conta a doutora: “O peso extra aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes, assim como a perda de peso pode preveni-la”.
Além disso, diversas outras comorbidades podem aparecer, como doenças cardíacas, pressão alta, colesterol alto, infertilidade e até mesmo um acidente vascular encefálico. 
“A perda de peso, mesmo que pequena, 3% a 5% do seu peso corporal ou menos, pode ajudar a diminuir o risco da maioria destes problemas de saúde”, complementa a mastologista, ginecologista e obstetra Dra. Danielle Miyamoto.


PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp