MENU

14/06/2021 às 16h01min - Atualizada em 14/06/2021 às 16h01min

Altura do nível dos rios do Paraná pode ser consultada na internet.

Ferramenta online é disponibilizada no site do Instituto de águas e Terras.

Da ANPr.
José Fernando Ogura\AEN

A situação do nível dos rios do Paraná é disponibilizada de maneira online e atualizada toda quinta-feira pelo Instituto Água e Terra (IAT), através da ferramenta Hidroinfoparana. O IAT é um órgão estadual vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Para fazer a consulta basta acessar o site do Instituto, clicar em “Monitoramento” e em seguida em “Monitoramento Hidrométrico”. 
Um painel geográfico mostra o conjunto de estações de monitoramento hidrológico dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado. De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, com a ferramenta o é possível comunicar à população como estão se comportando os recursos hídricos do Estado.
“O objetivo do Hidroinfoparana é trazer essas informações pincipalmente neste período em que vivemos uma crise hídrica e fica mais fácil para a população entender as medidas que tomamos durante a gestão dos recursos hídricos”, disse.


Uma das medidas impactadas em função da baixa do nível dos rios é a proibição da pesca, por exemplo. As estações mostram em que altura está o nível do rio, indicando o quanto choveu no período.
“É uma forma, também, de cumprir com o nosso papel de dar transparência para a população, mesmo porque a ajuda da sociedade é fundamental para superar a crise hídrica em que vivemos atualmente”, explicou a chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles.
 
MONITORAMENTO – De acordo com o gerente de monitoramento e fiscalização do IAT, Alvaro Goes, os dados são de estações próprias do órgão e também as da Agência Nacional de Águas (ANA), da Copel e de outras concessionárias de geração de energia.
“Atualmente, o IAT conta com 80 estações telemétricas que mostram de forma remota e em tempo real em que altura está o nível do rio e mais 450 estações de medição manual”, disse. Um sensor instalado nos rios monitorados emite informações a um equipamento que, por sua vez, as repassa via satélite.

A média semanal é atualizada toda quinta-feira. As estações onde o nível está acima da cota média são mostradas em verde, enquanto as que estão abaixo da média são mostradas em vermelho.
As informações de chuva e nível dos rios também são mostradas através de gráficos. É possível consultar os dados com filtros como rio e unidade hidrográfica, além dos dados e gráficos específicos de cada estação.

 
PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp