MENU

01/06/2021 às 09h26min - Atualizada em 02/06/2021 às 15h54min

Turismo e lazer por um dia: uma alternativa viável para quem não abre mão de viajar

Adriana Czajkowski e Grazielle Ueno Maccoppi (*)

SALA DA NOTÍCIA NQM
htpp://www.uninter.com
Shutterstock

Ahhh viajar, passear, relaxar, conhecer novos lugares e se desligar da rotina. Sem dúvida estas são alternativas perfeitas para recarregarmos as energias, não é mesmo? Vale ir sozinho, com os amigos ou acompanhado da família. Como é bom desfrutar de uma boa paisagem, aproveitar os momentos de descanso e descobertas fora do nosso espaço habitual. Justamente por isso que o turismo é caracterizado como uma atividade completa de lazer.  

Com tantos desafios impostos pela pandemia da COVID-19 é o reconhecimento da necessidade das atividades de lazer que está mantendo a cadeia de serviços turísticos ativa neste período de incertezas. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, em dados divulgados esse ano, o turismo mundial sofreu, no ano de 2020, uma queda média de 70% no fluxo e movimentação de turistas, ocasionando uma reorganização do setor de forma ampla e estrutural.  

Contudo, apesar do momento delicado para o setor, muitos empresários têm buscado alternativas viáveis aos seus empreendimentos para responder a necessidade da demanda reprimida, visando criar oportunidades de arrecadação coerentes aos seus negócios. Frente a esta nova realidade, também se tornaram premissas imprescindíveis aos empreendimentos do setor o cumprimento das medidas de prevenção da COVID-19, incluindo: atenção ao acesso de clientes, oferta de espaços exclusivos com pouca movimentação de pessoas, e observação das resoluções dos Órgãos Técnicos e Oficiais a respeito das questões higiênicas e sanitárias em vigor. 

A partir disso, observa-se o crescimento dos deslocamentos e viagens com distâncias curtas e períodos reduzidos. Os atrativos e equipamentos turísticos próximos aos grandes polos emissores e livres das aglomerações caíram no gosto dos consumidores ávidos pelo turismo. E o serviço de day use está em pleno crescimento, sendo cada vez mais utilizado por diferentes empreendimentos que compõem a oferta turística. A expressão de origem inglesa significa “uso por um dia”, ou seja, uma “mini hospedagem” onde é possível usufruir de toda a infraestrutura e recursos oferecidos pelo empreendimento. Por exemplo: piscina, serviço de praia, SPA, restaurante, sauna, sala de jogos, espaço para eventos, entre outros. Mas o uso é durante um espaço de tempo mais reduzido, sem o pernoite.  

Com a mudança de hábitos e a busca de locais seguros e próximos da própria residência, o day use se formata como uma importante alternativa de renda para os empreendimentos, trazendo retorno financeiro e garantia de lazer por um período de tempo viável aos visitantes. Este é um motivo em que é possível considerar o day use umas das grandes tendências atuais aos setores de turismo e hospedagem, destacando-se como uma opção segura para quem deseja uma boa experiência. 

E para curtir um day use é importante se programar e reservar com antecedência: o controle do fluxo tem sido elemento fundamental para gerar segurança e conforto. Sendo assim, o limite no número de visitantes é essencial para empreendimento e visitante. Lembre-se, o conceito do day use está diretamente associado a sustentabilidade. Por esse motivo, aproveite as atividades e espaços de lazer de maneira consciente, respeitando o ambiente, cultura e raízes históricas locais. 


Por fim, mas não menos importante: realize a confirmação do funcionamento das atividades antes de sair de casa. Com toda a dinâmica do momento, regras e decretos sobre o funcionamento dos empreendimentos podem comprometer a sua programação. Por isso, mesmo com reserva antecipada, é importante confirmar o seu passeio na véspera. 
PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto

 
(*) Adriana Czajkowski é coordenadora dos Cursos de Secretariado e Assessoria Executiva Digital do Centro Universitário Internacional UNINTER 
(*) Grazielle Ueno Maccoppi é coordenadora dos Cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional UNINTER 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp