MENU

26/05/2021 às 15h49min - Atualizada em 27/05/2021 às 09h24min

Limpeza de escritório: como ela deve ser feita em tempos de pandemia?

Entenda quais são os novos protocolos de limpeza de escritório e como organizar o cronograma de atividades do seu escritório passo a passo.

SALA DA NOTÍCIA oHub
 
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a rotina de limpeza de escritório precisou se adaptar para seguir os padrões de segurança, higiene e desinfecção necessários. 

O momento ainda exige bastante cuidado e, por isso, as empresas devem focar seus esforços para organizar o trabalho da equipe de limpeza.
Se a sua equipe está de volta ao escritório, é fundamental aliar as atividades de limpeza padrão, os procedimentos específicos para a sanitização dos ambientes.
O time de limpeza precisa ser bem orientado, conhecer as novas tarefas e também entender a importância de executá-las corretamente.
Para manter a Covid-19 longe da sua empresa, é necessário reciclar as noções de higiene básicas, além de atualizar a equipe de funcionários e de limpeza sobre as novidades.
Ainda tem alguma dúvida de como adequar a limpeza de escritório na sua empresa para esses novos tempos? 
Continue lendo e entenda como fazer a limpeza de escritório corretamente.

Diferença entre limpeza e desinfecção de ambientes

Quando se fala em limpeza de escritório, lembramos de atividades como varrer, lavar, passar pano no chão, tirar poeira de móveis e janelas, recolher o lixo etc.
Mas com a pandemia ainda sem controle no Brasil, é fundamental aliar a limpeza à desinfecção de ambientes.
Então, limpeza e desinfecção são diferentes? Isso mesmo. São processos aliados, mas existem diferenças no que compõem cada atividade.  
Como limpeza de escritório estão incluídas as tarefas para remover poeira e sujeira das superfícies e tudo que é considerado lixo.
Entretanto, na rotina de limpeza normal não estão incluídos processos que eliminam bactérias e microorganismos.
O trabalho que cuida dessa parte é a desinfecção, que se tornou muito importante nesse período de pandemia da Covid-19.
A função da desinfecção de ambientes é eliminar bactérias e vírus das superfícies, usando produtos específicos que possuem essa capacidade.
Além de reduzir as chances de contágio do novo coronavírus, aliar a desinfecção à limpeza de escritório também reduz a chance de propagar outras doenças entre a equipe. 
Um item importante que entra na lista de material de limpeza para escritório é o álcool na concentração 70% que pode ser em gel ou líquido. 
Para te ajudar a reorganizar a rotina de limpeza, continue lendo e confira mais dicas.

Como fazer a limpeza de escritório na pandemia?


A equipe de limpeza de escritório precisa aliar agora dois procedimentos: limpeza e desinfecção de ambientes. Siga os passos abaixo para alinhar esses processos no dia a dia:

1. Tenha uma equipe de limpeza qualificada

Muitas empresas usam serviços terceirizados de limpeza, o que ajuda a garantir a qualidade na execução dos processos. 
Outra vantagem da terceirização é que a equipe de limpeza é atualizada e treinada para seguir novos procedimentos de higienização de ambientes quando necessário.
Então, cheque com a empresa contratada se a equipe está ciente dos novos protocolos e qual o papel do seu negócio.
Dependendo do contrato, a empresa contratante deve fornecer os materiais de limpeza. Mas se o seu contrato for mais amplo e a contratante fornecer os materiais e equipamentos, verifique também se eles foram atualizados para os novos protocolos de saúde.

2. Forneça os EPIs necessários para o trabalho

Com a pandemia, a limpeza de escritório não pode ser feita sem que todos da equipe estejam protegidos com máscara facial e luvas.
Como destacamos acima, se for o papel da sua empresa fornecer esses equipamentos, organize um estoque no almoxarifado. 
Caso seja a empresa terceirizada, tenha também esse espaço para guardar os equipamentos de proteção individual essenciais no momento.
Assim, ao longo do dia, a equipe pode descartar e trocar os EPIs corretamente, garantindo a segurança de todos.
É importante que a equipe de limpeza tenha um espaço para higienizar as mãos com água e sabão ao final do trabalho. Uma medida simples e essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus. 
OBS: neste ponto, vale destacar que o uso de máscaras deve ser um novo protocolo geral na empresa. Dessa forma, todos colaboram para a proteção do ambiente.

3. Inclua as novas atividades de limpeza

Outro detalhe importante da limpeza de escritório na pandemia é incluir as novas atividades na lista de trabalho.
A sua empresa de limpeza é a responsável por incluir os novos protocolos de desinfecção na rotina de higienização do escritório.
As principais mudanças acontecem em ambientes e superfícies compartilhadas como:
 
  • maçanetas de portas;
  • mesas e cadeiras do refeitório e escritório;
  • computadores e mouses;
  • máquinas de café e outras de uso comum;
  • banheiros;
  • interruptores de luz;
  • máquinas de xerox e impressoras
  • puxadores de gavetas e arquivos
  • telefones, entre outros.
 
Esses lugares devem ser desinfetados com álcool 70% e papel toalha descartável.

4. Reorganize o cronograma de limpeza

Além de incluir as tarefas de desinfecção, a periodicidade da limpeza de escritório também muda agora na pandemia.
O principal ponto dessa etapa é evitar a aglomeração nas dependências da empresa. 
Dessa forma, a equipe de limpeza deve entrar em ação quando os demais colaboradores não estiverem no escritório. 
Para evitar confusões, adapte as novas atividades à rotina já existente, alterando os horários e a frequência da limpeza.
Uma boa rotina de limpeza para sua empresa pode ser reorganizada da seguinte forma:
 
  • Duas faxinas principais com limpeza e desinfecção: uma no horário de almoço dos colaboradores e outra no fim do expediente, preparando o escritório para o dia seguinte;
  • Desinfecções pontuais em espaços comuns: máquinas de café, maçanetas, banheiros, bebedouro, etc.

5. Conscientize toda equipe da empresa

A limpeza de escritório só será 100% eficiente no combate a Covid-19 se todos colaborarem e seguirem os novos protocolos.
Então, é importante evitar o ar condicionado, por exemplo, priorizando a ventilação natural nos ambientes com as janelas abertas. Além disso, conscientize sobre os hábitos que devem ser adotados como:
 
  • usar de máscaras constantemente (de preferências as da categoria PFF2);
  • não passar as mãos ao rosto (olhos, nariz e boca);
  • lavar as mãos com água e sabão ou desinfetar com álcool em gel;
  • adotar canecas de uso pessoal para café e água;
  • organizar o escritório para manter as mesas com 2m de segurança uma da outra.

Seguindo essas dicas, sua empresa terá uma limpeza de escritório 100% eficiente para manter sua equipe segura durante a pandemia. Comece hoje a atualizar seus processos! 
Este artigo foi escrito pela oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp