MENU

26/05/2021 às 13h34min - Atualizada em 26/05/2021 às 13h34min

Mina chinesa desativada pode ter relação com a origem do coronavírus.

A revelação é de reportagem do jornal Wall Street Journal.

Homero Marchese
Divulgação

Uma mina de cobre desativada, localizada na região de Mojiang, no sudoeste da China, é a casa subterrânea do vírus identificado na Terra mais próximo ao coronavírus. No local, em abril de 2012, seis mineiros ficaram doentes após um trabalho de limpeza de guano (fezes) de morcego. Os sintomas foram febre, tosse e dificuldade de respiração. Tomografias revelaram pneumonia severa, com as mesmas marcas no pulmão vistas atualmente em pacientes com SARS-CoV-2, o vírus da COVID-19. Três dos mineiros morreram.
 
Cientistas do laboratório de virologia de Wuhan, cidade em que teria sido identificado o primeiro surto de COVID-19 no mundo, foram chamados e coletaram amostras fecais de 276 morcegos da mina, identificando seis novos coronavírus. Um desses vírus, batizado de RaBtCoV/4991, teve a existência divulgada em uma publicação de 2016 por cientistas do laboratório.
No ano passado, nova publicação de pesquisadores do laboratório de Wuhan, desta vez na revista Nature, revelou a existência de um vírus chamado RaTG13, cujo sequenciamento genético revelou ser 96,2% similar ao SARS-CoV-2. A publicação disse que o vírus foi encontrado em um morcego na mesma província em que se encontra a mina, mas não deu detalhes de onde ou quando.
Nas semanas seguintes, cientistas fora da China notaram enormes semelhanças entre os vírus RaTG13 e o RaBtCoV/4991, o que levou a principal cientista do laboratório de Wuhan, Shi Zhengli, a admitir se tratar do mesmo vírus. Ela atualizou o estudo da Nature e, dessa vez, descreveu detalhes dos mineiros doentes, embora tenha dito que eles testaram negativo para SARS-CoV-2.
 
A revelação é de reportagem do jornal Wall Street Journal. Atualmente, jornalistas estão proibidos de visitar a mina de Mojiang, que é guardada por vigias e uma câmera de vigilância. Nas últimas semanas, cientistas renomados do mundo todo reforçaram o coro para uma investigação mais profunda sobre as origens do vírus que tem devastado o planeta, pedindo em especial que seja considerada a possibilidade de que ele escapou do laboratório de virologia de Wuhan.

PARCEIROS REGIONAL

Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp