MENU

13/05/2021 às 20h09min - Atualizada em 14/05/2021 às 09h00min

FrenCOMEX e o Embaixador Nestor Forster discutem as prioridades na Agenda Brasil-Estados Unidos

Prioridades na Agenda Brasil-Estados Unidos

SALA DA NOTÍCIA AIs Comunicação e Estratégia Ltda
FrenCOMEX discute agenda Brasil Estados Unidos

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Comércio Internacional e Investimentos (FrenCOMEX), Deputado Evair Melo,  a secretária de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, Soraya Santos, e os assessores técnicos do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos – IBCI, Gabriel Borges e Leandro Barcelos, reuniram-se com o Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, para tratar de pautas prioritárias na agenda Brasil-Estados Unidos.

Com o objetivo de viabilizar a renovação do Sistema Geral de Preferências (SGP) dos EUA, programa que isenta tarifas de importação para alguns produtos de 119 países/territórios, incluindo o Brasil, a FrenCOMEX enviou carta ao congress dos Estados Unidos no começo de ano. O Embaixador Nestor Forster informou que está acompanhando o tema junto aos parlamentares americanos e que existe uma expectativa de renovação até junho. Entre 2016 e 2020, o Brasil foi o 4º principal beneficiário do SGP, representando 11% do total importado pelos EUA via o programa.

O embaixador salientou a importância da atuação da FrenCOMEX em temas de comércio internacional em tramitação no Congresso Brasileiro. Assim, solicitou apoio da Frente para célere internalização do acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América referente a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (Acordo RDT&E) e dos anexos sobre facilitação de comércio e administração aduaneira, boas práticas regulatórias e anticorrupção do Acordo Brasil–Estados Unidos de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC). Ambos acordos são prioridades da FrenCOMEX.

A transição energética sustentável foi um dos temas prioritários discutidos na reunião. O Embaixador Foster informou que o Brasil apresentou proposta para um novo pilar que visa debater energias renováveis no Fórum de Energia Brasil-Estados Unidos (USBEF). Debater estratégias com alternativas de energias renováveis, tais como biomassa e etanol de segunda geração, são prioridades da FrenCOMEX na agenda bilateral com os Estados Unidos.

O acesso emergencial aos excedentes de vacina disponíveis nos Estados Unidos pelo governo brasileiro foi um dos temas prioritários da reunião. O embaixador Forster informou que a delegação brasileira em Washington está em constante negociação com o governo americano para o recebimento das doses pelo Brasil. É esperado que o governo americano doe 60 milhões de doses das vacinas da Oxford/Astrazeneca.

A FrenCOMEX, em parceria com a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, implementará ações junto aos Congressos dos dois países para rápida renovação do SGP, internalização dos acordos em trâmite, implementação de iniciativas de transição energética, e principalmente para a disponibilização das vacinas excedentes nos Estados Unidos de forma emergencial.


PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp