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29/04/2021 às 11h23min - Atualizada em 29/04/2021 às 11h23min

Marcas brasileiras prezam pelo desenvolvimento sustentável.

Entenda a importância da atuação de empresas sustentáveis e como este mercado é a tendência para o futuro.

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Nielsen, Sebrae
iStock

É cada dia mais importante pensar na sustentabilidade. Mas não só pensar; é preciso agir. Os recursos do planeta são finitos, e o consumo desenfreado pode gerar consequências extremamente negativas para as próximas gerações. Neste cenário, a onda do consumo consciente e sustentável vem ganhando força.
 
Clientes estão dando preferência para as empresas que se preocupam em minimizar os danos ao meio ambiente, independentemente do setor do qual fazem parte. O desenvolvimento sustentável não se limita apenas a oferecer embalagens ou produtos com materiais recicláveis, engloba também a conscientização e as ações sociais.
 
A pesquisa “Estilos de Vida 2019”, realizada pela Nielsen, mostra que cerca de 43% dos consumidores estão mudando seus hábitos de consumo, com o intuito de reduzir o impacto ambiental. Outros 30% estão mais atentos em relação aos ingredientes que compõem os produtos.
 
A sustentabilidade é uma ótima oportunidade para minimizar os impactos e fazer uso racional de recursos naturais, mas também chama a atenção de clientes em potencial a partir do desenvolvimento de atividades com alto valor social. Algumas empresas brasileiras não perderam tempo e estão se destacando pelo trabalho maravilhoso em prol do meio ambiente.
 
Um dos principais exemplos é a Natura, que não apenas promove ações sociais e respeita a biodiversidade para a produção dos cosméticos, como também, desde 2007, sustenta a meta de carbono neutro, a partir da otimização e do controle da cadeia logística e da adoção de uma política de reflorestamento para a compensação ambiental.
 
Outra empresa que vem ganhando bastante destaque, principalmente neste último ano, por conta do crescimento do e-commerce, é a Reserva. A marca disponibiliza peças em que o lucro é revertido para ONGs, incentiva projetos de reflorestamento e doações e também faz uso de linhas feitas a partir do algodão reciclável.
 
Empresas com propostas veganas também entram nesta lista; afinal, a proteção animal também é uma medida sustentável, como é o caso da Urban Flowers, que reaproveita materiais descartados de indústrias e utiliza somente a mão de obra local para produzir sapatos, sem qualquer matéria-prima de origem animal.
 
A fabricante de calcinhas absorventes Pantys tem na raiz de sua criação a sustentabilidade. Além de oferecer uma alternativa para os absorventes descartáveis, que demoram cerca de 500 anos para se decompor, a marca tem uma atuação marcante na conscientização ambiental.
 
Mas o compromisso de uma empresa com o desenvolvimento sustentável não se mostra apenas nos produtos comercializados. A sustentabilidade também está nas pequenas ações, como optar por equipamentos que consomem menos energia – desde as lâmpadas até o ar-condicionado –, bem como apoiar o comércio local.
 
Não devemos esperar o ecossistema não ter mais a possibilidade de recuperação para que algo seja feito em prol das próximas gerações. Há diversas formas de praticar a sustentabilidade. Não idealize. Seja!


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