MENU

26/04/2021 às 16h14min - Atualizada em 27/04/2021 às 10h10min

Conheça as principais causas do mau hálito

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

 

É muito frequente se deparar com alguém que esteja reclamando de algum mau hálito ou mesmo se sentir incomodado ao perceber um mau cheiro vindo da própria cavidade oral, o que pode ocasionar diversos desconfortos.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, ao menos um em cada quatro brasileiros têm problemas com odor vindo da cavidade bucal.

 

O mau hálito é um problema que, mesmo sendo comum e podendo ter origens diversas, deve ser avaliado corretamente e tratado, pois pode indicar desde a falta de cuidado com a saúde bucal, ou mesmo sinalizar que uma possível complicação esteja surgindo na boca.

Como saber se tenho mau hálito?

É fácil identificar quem possui halitose pelo mau odor característico na boca, principalmente quando é alguém mais próximo.

 

No entanto, como identificar com facilidade em si mesmo esse problema?

 

Uma dica para ajudar na identificação, caso haja alguma suspeita de mau hálito, é ficar um período sem abrir a boca, como 10 minutos, e após o prazo colocar a mão em frente à boca e soprar em direção a elas. 

 

Se houver algum cheiro incômodo, provavelmente exista algum problema em relação ao mau cheiro, seja devido aos cuidados inadequados com a higiene oral, algum problema gástrico ou mesmo alguma doença na cavidade.

 

No entanto, é preciso ter cuidado, pois o olfato pode se acostumar com a halitose e o odor passar despercebido com o tempo, sendo mais difícil a percepção em si próprio.

O que fazer?

Ao se deparar com um mau cheiro, a pessoa que tiver problemas com halitose deverá procurar um profissional para ajudar a identificar a possível origem do mau cheiro e iniciar o o tratamento mais adequado. 

 

Isso porque o odor pode ser uma consequência de condições médicas ou outras complicações bucais. 

 

Para se ter uma ideia, segundo os dados da Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, a maioria dos pacientes (71%) que possuem problema com o mau hálito tem cerca de 65 anos e a halitose está mais relacionada a um quadro de saúde, como a existência de doença crônica.

Quais são as principais causas da halitose?

Atualmente não existe uma única causa específica para problemas com odores, sendo possível identificar diferentes quadros e situações que condicionam este problema. Confira alguns possíveis agravantes da halitose:

Doenças bucais

Diversas doenças bucais estão frequentemente ligadas à halitose. As principais são:

 

  • Cárie;

  • Gengivite;

  • Periodontite;

  • Tártaro e placas.

 

Para evitar esse tipo de problema é preciso manter hábitos de higienização bucal, como escovação, uso de enxaguante bucal e do fio dental frequentemente, além de ter refeições balanceadas. 

 

Isso vale principalmente para quem utiliza o aparelho dentário, pois, devido à sua estrutura, resíduos alimentares costumam ficar presos na estrutura com mais facilidade, além dos braquetes agirem como uma barreira para a higienização completa, principalmente quando essa não é feita com a cautela necessária.

 

Portanto, os cuidados com os hábitos de higienização bucal e alimentação balanceada devem ser redobrados. 

Língua suja 

Na maioria das vezes, problemas com o mau hálito estão associados à língua suja.

Essa é uma região que pode acumular bactérias com mais facilidade e em maior quantidade.

 

De modo  geral, essas bactérias possuem uma cor branca ou amarela e um odor característico. 

 

Isso acontece quando não a escovação não é feita na frequência necessária, principalmente quando se utiliza algum tratamento como o implante dentário, que também pode demandar cuidados mais específicos - sendo próteses fixas, no caso do implante, ou mesmo as removíveis.

 

Por isso é necessário, após escovar todos os dentes, o que deve durar cerca de dois minutos, também realizar a higienização da língua e das bochechas, “varrendo” as placas da cavidade ao realizar o movimento de vai e vem com a escova.. 

Má alimentação

Quando se passa muito tempo sem se alimentar, certamente o mau hálito surgirá, devido a ação dos ácidos e substâncias presentes no organismo para absorção de alimentos e até como um alerta para a devida nutrição.

 

Deste modo, uma dica para quem não tem horários definidos para fazer a alimentação é começar a estipular uma agenda correta para as refeições, recorrendo aos cardápios balanceados e saudáveis regularmente, de modo a nutrir e regular a flora do organismo. 

 

Inclusive, a falta de alimentação é um dos motivos para que após uma noite de sono as pessoas acordem com mau hálito, além do favorecimento à ação das bactérias nesse período.

Outros cuidados

É preciso manter cuidados e práticas ainda mais atentas para a saúde bucal quando se utiliza de algum procedimento ortodôntico. 

 

O aparelho móvel, por exemplo, pode ser retirado para se alimentar ou realizar a higienização bucal. 

 

Portanto, para manter a qualidade do tratamento e evitar contaminações, a estrutura deve ser bem armazenada em lugar higienizado e indicado pelo ortodontista.

 

Além disso, também é preciso limpá-lo regularmente para remover possíveis resíduos e bactérias da estrutura. Esse processo deve ser feito seguindo as indicações do profissional que acompanha o tratamento. 

 

Já quando se trata do procedimento fixo, a higienização bucal deve ser redobrada, já que a estrutura não pode ser removida. Assim, a frequência de escovação deve ser redobrada e o uso de demais utensílios de limpeza podem ser necessários, como escovas próprias para aparelhos.

 

A alimentação também deve ter adequações, isso porque algumas substâncias favorecem a ação das bactérias, bem como há outros produtos que estimulam a ação de ácidos no canal digestivo, o que também pode gerar o mau odor.

 

Para a alimentação, principalmente lanches entre as refeições, uma dica é recorrer aos alimentos que tenham fibras em sua composição.

 

Na prática, as fibras são frequentemente encontradas em frutas como a maçã e atuam na limpeza natural dos dentes, retirando resíduos alimentares que possam estar presos na dentição, além de estimular a salivação e hidratação da mucosa.

 

Contudo, uma atenção necessária ao consumir esses alimentos é quanto ao uso do aparelho ortodôntico.

 

Isso ocorre porque, principalmente no caso da maçã e outros alimentos fibrosos, muitos alimentos tendem a ser mais rígidos, o que pode prejudicar o tratamento com aparelho, visto que a estrutura pode quebrar.

 

Deste modo, para manter a alimentação dentro dos períodos indicados e favorecer a higienização bucal, pode-se cortar pedaços das frutas para reduzir a tensão entre os dentes, o que ocorre principalmente ao morder a fruta quando está inteira.

 

Outro cuidado necessário ao se tratar dos alimentos é com a ingestão de produtos com alta pigmentação, pois eles podem escurecer ou manchar a arcada dentária. 

 

Neste caso, conforme houver a alteração da estrutura, pode ser necessário o clareamento dental para recuperar a dentição, pois o amarelamento também é um fator que pode estar relacionado à higienização e até ao desconforto ao socializar, como ocorre com o mau hálito.

 

Assim, com a identificação e tratamento do mau hálito, havendo o acompanhamento profissional e os cuidados diários, será possível manter dentes mais saudáveis, reduzindo o risco de odores e demais incômodos ao sorrir, melhorando a qualidade de vida e beleza.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
 


PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp