MENU

20/04/2021 às 10h42min - Atualizada em 22/04/2021 às 13h47min

Paraense se destaca no setor contábil

Laudicéia Duarte, sócia da Advento Contabilidade fala sobre os desafios de empreender

SALA DA NOTÍCIA Thainá Oliveira Pereira
https://braun.com.br/
divulgação

Segundo um estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil possui mais de 30 milhões de mulheres que decidiram empreender, o que representa cerca de 48% do mercado nacional. Cada vez mais presentes e atuantes na economia, as mulheres estão ativas profissionalmente, ocupando lugares de liderança e ficando à frente dos seus negócios.
Histórias inspiradoras ajudam a fomentar o empreendedorismo feminino. Mesmo na turbulência causada pela pandemia, a paraense Laudicéia Duarte investiu em três novos negócios. Contadora, especialista em gestão financeira, auditoria e controladoria, Lau, como é carinhosamente chamada, se tornou CEO na Advento Contabilidade do Grupo Epicus do Pará, gestora de contratos públicos na Start Shop Pará Clean e futura sócia da Shiny Estética.

Os últimos cinco anos foram marcados pela imersão no universo do empreendedorismo. Com vasta experiência nas áreas administrativa e financeira, Laudicéia resolveu empreender em 2015 na área de Construção Civil, atuando na gestão e administração de contratos públicos (Licitação), um negócio que não deu muito certo devido à crise econômica que atingiu o setor entre 2015 e 2016. Depois disso, começou a atuar como consultora financeira, estruturando o departamento financeiro de empresas.
A vontade de abrir seu próprio negócio voltou após descobrir que uma amiga, muito experiente na área contábil, havia sido demitida e tinha poucas expectativas de voltar ao mercado de trabalho por ter se tornado mãe e querer passar mais tempo com suas filhas. Enxergando ali uma nova oportunidade que,  em 2018, Lau resolveu abrir seu negócio de contabilidade, mesmo sem nunca ter trabalhado em uma empresa contábil. Atuaram juntas como autônomas, com erros e acertos e por fim, rescindiram a parceria para que em 22 de abril de 2019 a Advento fosse fundada.

Por se tratar de uma mulher empreendedora, Lau passou por algumas dificuldades até fundar sua empresa. Seu primeiro obstáculo foi no âmbito familiar, por sempre ser muito estudiosa, era a mais cobrada dos irmãos. Principalmente após renunciar ao certo para começar a investir no seu próprio negócio, sendo bastante criticada por todos por conta dos riscos que enfrentaria. Sem falar no desafio financeiro, pois na ocasião da abertura da Advento Contabilidade, do Grupo Epicus do Pará, as reservas já eram poucas, além de entrar em um segmento onde os profissionais têm anos de experiência dominando o mercado e em que os maiores nomes ainda eram homens.
Para impulsionar seu crescimento profissional, ela pôde contar com o apoio de sua mãe, de quem sempre recebeu incentivos, seu irmão, fonte de inspiração, sua ex-sócia, quem a ajudou no início de sua empreitada e seu sócio, Sérvulo Mendonça, CEO do Grupo Epicus e sócio na Advento Contabilidade, a Grupo Epicus do Pará, que proporcionou muitas oportunidades de utilizar seus talentos, contribuindo para seu crescimento profissionalmente.

Lau conta que por ser mulher já sofreu alguns preconceitos em sua trajetória. Ela afirma que nem sempre foi levada a sério e que quando firmou sociedade com um homem chegou a ouvir que seria por interesse e não pelo seu profissionalismo ou que simplesmente não daria certo por ele já ter anos de experiência e ela estar apenas começando. “Alianças não se fazem por afeto, mas por propósito”, cita Laudicéia, parafraseando Jakson Benfica.
Foi quando se viu pela primeira vez perdida em como continuar e quase decidida a desistir de empreender na área contábil que seu sócio a propôs um projeto, um convite, como sinal para seguir em novo formato, testar um novo modelo, unir qualificações, competências, valores, propósitos e princípios mais alinhados e assim fizeram em janeiro de 2020, formalizando sua sociedade e dois meses depois, estavam iniciando uma aliança em meio a uma pandemia. Foi então, em meio a esse cenário, que precisou cortar gastos, fazer demissões e acabando por frear algumas ações de investir mais no projeto e fazer novas contratações.

“Passado um ano, avalio que avançamos, contratamos novas pessoas, crescemos em estrutura física, faturamento, mas principalmente em determinação e força para continuar, não sei dizer se mais ou menos se não tivéssemos em crise econômica e sanitária, pois avalio que o cenário pandêmico, de um lado nos trouxe tristeza, perdas financeiras, medos, de outro acabou nos ensinado muitas lições, aprendemos a importância de focar mais na gestão, manter um fluxo de caixa saudável, retenção e bom relacionamento com nossos clientes, cuidar mais das pessoas que estão conosco, compreendendo as diferenças, necessidades, tentar humanizar mais as relações mesmo que virtualmente, olhando o contexto e desafio pessoal de cada um que trabalha em casa, uns com crianças, outras sem muito conforto, com internet oscilando, ou na reabertura lidando com medo de voltar ao convívio fora de casa. Acaba que, particularmente, encaro a pandemia profissionalmente como um desafio que separou a Lau, dona de negócio, da empreendedora e empresária que preciso ser” Comenta Laudicéia Duarte.

A empresária é uma ávida apoiadora da causa animal em diversas frentes, ajuda junto com outros colegas, microempreendedores ou trabalhadores informais, com orientações e consultorias gratuitas sobre empreendedorismo e gestão financeira, para pessoas que não tem como pagar por essas consultorias. É voluntária e contribui com a ADRA Brasil que faz parte da rede internacional de organizações humanitárias independentes. Participa desde 2016 da Missão Caleb, onde palestra e faz consultorias para famílias em situação de vulnerabilidade financeira, além de outros projetos menores em que se envolve a nível local.
“Sonhem com o negócio de vocês, mas acordem fazendo todo dia algo consistente para que esse sonho se torne realidade e não vire um pesadelo. Comecem, mas não comecem de qualquer jeito, procure ajuda, invista em você, estude, estude, estude sobre gestão, negócios, vendas, marketing além do segmento que vai atuar”, finaliza Duarte.


PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp