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06/04/2021 às 12h34min - Atualizada em 06/04/2021 às 12h34min

Três dicas para fortalecer o sistema imunológico.

Além da alimentação, outras práticas saudáveis são capazes de fortalecer imunidade.

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Dr. Keilla Freitas, Minha Vida e Saúde Abril
Light Field Studios
Em tempos de pandemia, manter-se protegido se tornou uma busca inacabável, sobretudo para quem ainda não foi vacinado. E, para se manter saudável, já circularam boas recomendações, como prática de exercícios e boa alimentação, e também notícias falsas, tais como medicamentos preventivos que são ineficazes.
 Contudo, para não se tornar uma vítima mais fácil do Covid-19 por hábitos ruins, o melhor a se fazer é ouvir a dica dos especialistas. Neste momento, as primeiras recomendações estão atreladas à alimentação. Mas será que todo alimento, de fato, fortalece a imunidade? E será que só pela alimentação é possível fortalecê-la?
           
A verdade é que a nossa imunidade está mais ligada a uma rotina saudável por completo do que apenas por uma alimentação eficiente. Sim, os alimentos ajudam, mas é necessário ir além para manter o sistema imunológico ativo e funcional. Para isso, além de uma boa alimentação, é necessário também realizar exercícios e se livrar de práticas nocivas para o corpo humano, como ingestão de alimentos ultra processados, cigarros, bebidas alcoólicas, entre outras.
Sendo assim, separamos três dicas para fortalecer o sistema imunológico da maneira certa. Confira!
 
Estabeleça uma rotina de exercícios:
 
Fazer exercícios é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo de forma geral. A prática é capaz de fortalecer os músculos, prevenir inúmeras doenças e contribui até mesmo para o bom equilíbrio químico do cérebro, o que culmina em uma saúde mental mais estável. Para a imunidade, o exercício físico também é crucial e pode contribuir.
           
Sendo assim, estabelecer uma rotina de exercícios, que podem ser feitos dentro de casa, é uma forma de prevenir futuras doenças. A dica é começar aos poucos e ter uma frequência ao longo das semanas. Vale tudo: desde exercícios funcionais dentro de casa até ioga.
 
Invista em um acompanhamento nutricional:
 
Hoje, é mais fácil saber quais são os alimentos bons e ruins para a nossa saúde. Mesmo assim, sem um balanço correto e sem a noção de quais são os nutrientes necessários ao nosso corpo, a alimentação pode ficar comprometida. Neste caso, o ideal é separar um dinheiro para se consultar com um nutricionista. Assim, a rotina saudável também é feita diretamente no prato todos os dias, adequada para as necessidades específicas de cada corpo. Muitas vezes, é até mesmo necessário suplementar algumas substâncias, como cálcio e vitamina D. Dentro de um ambiente profissional, até mesmo suplementos para exercícios são recomendados, como ZMA, por exemplo.
 
Beba água:
 
Pode parecer clichê, mas muita gente não ingere a quantidade necessária de água por dia. Apesar de variar de corpo para corpo, a orientação é de que devemos beber cerca de 1,5 litro de água por dia para manter o corpo saudável. Hoje, não tem mais desculpa: é possível baixar aplicativos que criam lembretes para o consumo, além de manter sempre uma garrafinha ao lado do computador no trabalho. Ingerir água traz uma série imensa de benefícios e é responsável pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico também.

 
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