MENU

24/03/2021 às 09h05min - Atualizada em 24/03/2021 às 11h50min

Quais os lugares mais indicados para estudar?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Quem é concurseiro sabe que ter um lugar para estudar é um dos cuidados mais importantes nessa jornada de aprendizado. Por mais que você tenha grande facilidade em aprender, um lugar de estudos inadequado vai afetar muito o seu rendimento. Veja a seguir uma pequena lista com os ambientes mais recomendados para estudar e algumas dicas para potencializar o seu estudo.

 

O que levar em consideração na hora de escolher um local de estudo?

Antes de optar por um determinado local de estudo, é importante se atentar para alguns detalhes. Confira as dicas:

 

Prefira ambientes tranquilos

Esse é um ponto muito importante. Estudar requer muito foco, atenção e concentração. E é muito difícil conseguir tudo isso em um lugar barulhento ou muito movimentado. A todo instante alguma coisa vai atrair o seu olhar e você perderá muito tempo tentando retornar ao que estava fazendo.

 

Preze pelo conforto

Nesse caso, conforto quer dizer uma cadeira adequada, uma mesa com altura padrão e um lugar agradável, longe do frio ou do calor excessivo. São condições simples, mas que farão total diferença no seu processo de aprendizado.

 

Escolha um lugar acessível

Se, para você, o melhor lugar para estudar é fora de casa, escolha um local no qual você possa chegar em alguns minutos. Pense na logística e encontre formas de facilitar o seu trajeto para que não perca muito tempo com o deslocamento. Tempo é muito valioso para quem estuda.

 

Melhores lugares para estudar

Para facilitar a sua escolha, veja agora quais são os lugares mais indicados para estudar, além das vantagens e desvantagens de cada um.

 

Casa

Estudar em casa é muito vantajoso porque você tem todo o conforto do seu lar à disposição, pode intercalar outras atividades e ficar mais perto da família. Do ponto de vista financeiro, também é mais acessível.

Você pode montar um cantinho de estudos em algum ambiente menos movimentado ou dentro do seu quarto, como a maioria dos estudantes fazem.

A desvantagem é que nem sempre a família ou os amigos entendem que você está estudando e podem ficar pedindo favores ou puxando assunto, atrapalhando o seu rendimento. Além disso, o barulho da própria família ou dos vizinhos pode ser muito desgastante no final das contas.

 

Biblioteca

A biblioteca é, obrigatoriamente, um lugar silencioso e calmo. Portanto, já tem um ponto forte a favor. Algumas bibliotecas oferecem boas condições de estudo como computadores com acesso à internet, sinal de wi-fi, mesas individuais, ar-condicionado e muitos livros à disposição.

Infelizmente, não existem tantas bibliotecas espalhadas pelas cidades e muitas delas não oferecem um ambiente confortável para estudar e essa é uma das suas poucas desvantagens.

 

Sala de estudos

Você é o tipo de estudante que não rende em casa de jeito nenhum e também não se adapta a biblioteca? Então, a sala de estudos pode ser melhor para você. É um ambiente dedicado cem por cento a estudantes, a maioria concurseiros, com excelentes condições de estudo, segurança e conforto.

Você pode alugar uma cabine e dividir uma sala com vários estudantes ou, se preferir, pode alugar uma sala para uso exclusivo. A desvantagem da sala de estudos é o custo do aluguel, que pode não ser acessível para muitos estudantes. Além disso, é um serviço que ainda não atende todas as cidades. Verifique se há alguma disponível no lugar onde você mora.

 

Ao ar livre

Se você não cogita a ideia de ficar dentro de um cômodo estudando por horas, talvez estudar ao ar livre seja uma boa opção para você. Dá para montar um cantinho gostoso no jardim ou na varanda e contemplar a paisagem enquanto adquire conhecimento.

 

Dicas para estudar com mais rendimento

Não basta ter um lugar perfeito para estudar, é preciso focar também em alguns pontos valiosos. Veja 3 dicas para melhorar o seu desempenho nos estudos:

 

Não acumule materiais e objetos de estudo

Tenha na sua mesa apenas o que você vai usar naquele dia de estudo. Evite revistas, celular, muitas canetas e cadernos e qualquer objeto que não tenha a ver com o seu foco naquele momento. Essa dica vale também para cursos e afins.

Escolha aquele que, para você, é o melhor curso para concurso e tire o máximo proveito dele. Use-o como base e acredite na sua escolha. Assim, é mais fácil se dedicar com afinco e conseguir bons resultados.

 

Mantenha o seu ambiente organizado

A bagunça tira o foco e a concentração. Antes de começar a estudar, limpe e organize a sua mesa, mantendo ali apenas o essencial.

 

Observe o seu rendimento em diferentes locais de estudo

A melhor forma de descobrir o ambiente de estudo ideal para você é avaliando o seu desempenho em diferentes espaços. Perceba em qual desses locais o seu estudo flui e faça dele a sua prioridade.

E então, já fez a sua escolha? Tenha em mente que o melhor lugar para estudar é aquele que funciona para você, que atenda às suas necessidades e que seja realmente vantajoso. O que é bom para o outro pode não ser para você e é importante ter esse discernimento, tá? Portanto, analise bem os fatores, faça a sua escolha e invista em um estudo de qualidade, pois os resultados virão.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.