MENU

11/03/2021 às 14h26min - Atualizada em 11/03/2021 às 14h26min

11 dicas para deixar seus móveis novos por mais tempo.

Dicas para cuidar dos seus móveis e deixá-los conservados e com aparência de novos por mais tempo.

Natália Sperandio
Hedgehog
Divulgação\Hedgehog
Decorar a casa com móveis novos é ótimo, mas mantê-los com boa aparência por mais tempo é um desafio que nem todo mundo sabe como lidar. Com o tempo os móveis vão envelhecendo, desbotando e estragando. Você sabe o que fazer quando isso acontecer?
Móveis de madeira, plástico e tecido reagem de formas diferentes a ação do tempo. Por isso, precisam de cuidados também diferentes. Para saber como conservar camas, mesas, sofás e afins, confira nossas dicas a seguir!
 
Como garantir a durabilidade dos móveis:
Antes de qualquer coisa você deve entender que para cada móvel, existe um cuidado diferente a ser tomado. A exposição à luz não provoca o mesmo efeito no estofado que provoca na madeira, por exemplo.
Entendendo isso, vamos tratar dos quatro principais materiais de móveis que você deve ter em casa e os principais perigos para eles. Após isso, confira os cuidados básicos para garantir a durabilidade do seu mobiliário.
 
- Madeira:
Uma das principais preocupações para quem tem móveis de madeira em casa são os cupins. Verdadeiras pragas, eles podem fazer um grande estrago e se espalhar rapidamente comprometendo outros móveis da casa.
A parte boa é que existem produtos especiais no mercado que acabam com esses bichinhos. Além disso, o uso de verniz na madeira também ajuda a protegê-la. Na dúvida, fique sempre de olho. No menor sinal de cupim, isole a mobília afetada para cuidá-la e evitar que a praga se espalhe.
 
- MDF:
Se existe um inimigo número 1 do MDF no mundo, esse inimigo é a umidade. Longe de achar que esse material é tão resistente quanto a madeira e suporta bem áreas molhadas e umidade. A umidade pode estragar rapidamente uma peça MDF e levar você a perdê-la.
Portanto garanta que seu móvel de MDF esteja em uma área seca e nada de repousar toalhas e roupas úmidas ou molhadas sob sua mesa ou cômoda em MDF.
 
- Plástico:
Quem tem mesas e cadeiras de plástico sabe que o sol é um perigo para elas. Isso porque a exposição à claridade e ao calor resseca o material. Com o tempo, o plástico vai se desgastar e não irá demorar muito até que ele fique quebradiço.
Logo, esse tipo de móvel é ideal para espaços internos e cobertos. Ainda que seja uma excelente opção para áreas molhadas e de piscina, você deve pesar o custo benefício para fazer a melhor escolha.
 
- Tecido:
Conservar sofás, cortinas e poltronas é o maior desafio dos donos de casa modernos já que, na maioria das vezes, o material usado para seu revestimento é o tecido. E para o tecido existem inúmeros perigos: água, objetos pontiagudos, sujeiras e afins.
Focando nos sofás, temos uma dica infalível: impermeabilização. Essa técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos pode salvar o seu estofado de sujeiras e mofo. Além de garantir que ele estará protegido também de fungos e bactérias.
 
Dicas de como deixar conservar móveis:
Agora que você já sabe os maiores perigos para móveis de madeira, MDF, plástico e tecido, confira nossas 11 dicas de como conservar as diversas mobílias da sua casa. Independente do material, essas dicas vão ser uma mão na roda para você.
 
01- Faça limpeza constantemente:
Para garantir que seus móveis tenham sempre um aspecto de novo e conservado, é importante que você faça a limpeza adequada dele usando produtos específicos para cada tipo de material.
Isso vai evitar o envelhecimento de sujeiras que se tornam mais difíceis de serem limpas. Além disso, retirar a poeira das superfícies dos móveis devolve a eles o brilho de uma mobília nova.
 
02 - Cuide de arranhões:
Cuidado com quais objetos você coloca em cima do seu móvel, para evitar arranhões indesejados. No entanto, para móveis que já têm certa idade, é impossível que não haja arranhões em sua superfície.
Quando isso acontecer, o polimento e o uso de verniz podem ajudar a disfarçar as marcas do tempo.
 
03 - Saiba que produtos evitar no seus móveis:
Muito se fala sobre produtos que não são específicos para limpeza, mas prometem milagres e acabam sendo usados por donos de casa durante a faxina. Sabão, detergente, vinagre, esponjas de aço e tantos outros, são um perigo para os móveis.
A sua utilização libera resíduos que podem acumular e danificar os móveis, além da possibilidade de causar manchas e arranhões, no caso do uso de esponjas de aço.
 
04- Observe o peso sob seu móvel:
Para guarda-roupas, prateleiras, cômodas, racks e afins, é interessante que você se atente ao peso que é colocado neles. Sobrecarregar seu móvel pode entortá-lo e, no caso de modelos com portas, quebrar as dobradiças.
Por isso é interessante que você distribua o peso de maneira uniforme.
 
05 - Cuidados com sol e chuva:
Principalmente para móveis de metal, “sol e chuva” é um combo bastante perigoso porque pode levar a temida ferrugem. Madeiras, plástico e MDF, como já citamos, também não gostam e não devem ser expostos a essas condições climáticas.
Para móveis que ficarão em áreas externas, certifique-se de que ele foi revestido adequadamente para uma maior durabilidade.

06- Evite mover seu móvel:
Bastante importante para manter sua mobília com aspecto jovem é evitar tirá-la do lugar. Antes de fazer a montagem do seu móvel analise bem em que lugar da casa e do cômodo ele ficaria melhor e, uma vez montado, evite tirar do lugar.
Mover um móvel já montado pode acabar entortando. Também não arraste seu móvel, pois poderá quebrar alguma peça.
 
07- Use produtos amigos:
No mercado existem produtos específicos de limpeza e conservação para madeiras, vidros, tecidos e afins. Utilizando o produto adequado no móvel certo você garante que ele não vai envelhecer rápido.
Evite produtos solventes e corrosivos para fazer a limpeza dos seus móveis. Limpa vidros, lustra móveis, ceras e verniz são alguns dos produtos que você encontra nos mercados e são específicos para cada tipo de superfície.
08 - Proteja seus móveis:
A proteção dos móveis é a melhor dica porque faz com que você se adiante ao problema. Portanto lustre seus móveis de madeira, evite contatos abrasivos nas superfícies de MDF, evite panelas quentes e calor excessivo aos móveis de plástico.
Para proteger, o uso de cortinas e persianas para sala também é uma boa solução, uma vez que a luz do sol interfere diretamente na conservação dessa mobília.
 
09 - Faça manutenção periódica:
Com frequência é importante que você cheque seus móveis. Tente procurar parafusos soltos e aperte-os. Mesma coisa deve ser feita em relação a arranhões, procure onde pode haver e faça o polimento do local. Em portas e dobradiças, use óleo lubrificante se necessário.
A manutenção garante que você tenha seus móveis funcionando adequadamente por mais tempo.
10 - Invista na impermeabilização:
Independente de ter crianças e animais em casa, é importante investir na impermeabilização de sofás e cortinas. Além de proteger esses móveis do molhado, a impermeabilização cuida para que fungos e bactérias não se proliferem.
 
11- Cuidado com água e umidade:
Ao realizar a limpeza dos seus móveis, tome cuidado para não encharcar panos e flanelas. Independente do material que ele tenha sido feito, ensopar móveis de água não é a forma adequada de limpá-lo.
Ao terminar de limpar observe se o móvel ficou úmido e, caso tenha ficado, passe um pano seco nele. Como já dissemos, a umidade é um perigo especialmente para móveis de MDF, madeira e metal.
Esperamos que nossas dicas te ajudem a cuidar melhor dos seus móveis. Temos certeza que seguindo todas elas você vai garantir móveis novos por mais tempo!
 
 
 
PARCEIROS REGIONAL
Agencias Publicitarias
Clever Adversing Grup.
  bet365
  Bet9Ja
  BETANO
  BoyleSports
  Caliente
  FAVBET
  Hollywood bets
  Pari Match
  Planet win
 Pokerstars
 SOLVERDE.pt
 Stoiximan
 WINBET
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
  Golden Car  Locadora
- Animais:
  Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
 Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp