MENU

06/03/2021 às 07h25min - Atualizada em 06/03/2021 às 15h20min

Ensino tradicional em colisão com educação à distância: Fernando Tobgyal dedica-se a entender o funcionamento do aprendizado online

Com atuação profissional desde 1976, professor encontrou cenários opostos ao longo de sua atividade dentro da educação

SALA DA NOTÍCIA Fernando Tobgyal
Produzida pelo Autor
Muito se fala da importância dos professores se atualizarem perante as novidades oferecidas no setor. Acostumado a lidar com mudanças, o especialista em educação à distância Fernando Tobgyal aplica as novas tecnologias que surgem diariamente em suas aulas. Professor de marketing e empreendedorismo em universidades do interior paulista, também se dedica a estudar os impactos dos modelos de ensino no processo de aprendizagem.

Seu primeiro contato com o magistério foi em 1976, quando tinha apenas 20 anos e trabalhava como professor de matemática e física em colégios e cursos pré-vestibulares no Rio de Janeiro. Porém, a vontade de conhecer outros setores motivou uma mudança de rumo em sua carreira. “Tenho dentro de mim uma vontade absurda de adquirir conhecimento que é incapaz de me prender a uma única área”, explica Fernando Tobgyal. Com isso, os 19 anos subsequentes foram nas mais diferentes atividades dentro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Independentemente de onde estivesse, ensinando, pesquisando ou em viagem à Índia para conhecer motivações espirituais e de meditação, a carreira profissional de Tobgyal se converge para um único ponto: entender como o ser humano lida com um certo tema. Seja ele o mais variável possível, pois independente da área de atuação, acredita que o importante é levantar debate sobre a adaptação ao discurso proferido.

A aplicação da educação em um novo formato
O perfil da conectividade aplicada na aprendizagem de alunos já é estudado por Tobgyal há alguns anos. Em 2016 tornou-se mestre em Mídia e Tecnologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) com a questão.

Para isso, foram necessários quase 30 anos afastado da sala de aula para entender que seu propósito estava ali. Entretanto o quadro e o giz não eram mais necessários. Encontrou um cenário totalmente diferente do seu início de carreira e viu a inevitabilidade de colocar em prática seus estudos com o EAD. Foram necessárias adaptações desde o formato da aula até a linguagem com os alunos.

Com êxito em suas transformações para integrar os estudantes no formato online, passou a coordenar eventos de especialização no tema para outros professores, ampliando o conhecimento para seus parceiros. Quando a pandemia da Covid-19 chegou não houve sustos, já estava preparado para o que iria encontrar no longo período de isolamento social.

Para o próximo ano, Tobgyal dará seguimento em seus estudos no setor. Já está programado para realizar o doutorado na UNESP para entender como se dá o aprendizado online e se há diferenças na aquisição do conhecimento no formato pela tecnologia, seja pela tela de um computador ou pelo uso de simuladores.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.