MENU

06/03/2021 às 09h06min - Atualizada em 06/03/2021 às 15h20min

Aulas Remotas vão acabar

As tecnologias disponíveis ao professor já permitem uma enorme reformulação ao seu modo de apresentar o conteúdo a ser aprendido. Resta, o professor, saber usá-las.

SALA DA NOTÍCIA Fernando Tobgyal
A mudança de cenário devido ao impacto do COVID-19 na sociedade acabou gerando algumas dificuldades de entendimento referente às novas modalidades de estudo e o que cada uma delas representa e significa na vida letiva dos estudantes. Um grande exemplo disso é a diferenciação de aula remota e EaD.

O especialista em educação à distância, Fernando Tobgyal, tem contato com o tema muito antes da pandemia acontecer e o EaD ser a única saída para continuar o ano letivo. A aula remota pode ser gravada pelo professor, mas geralmente são feitas ao vivo. A grande diferença é que elas são disponibilizadas no mesmo dia e horário que elas aconteceriam normalmente. Sendo assim, o material para essa metodologia de ensino é personalizado, com um plano de ensino próprio e um cronograma específico e adaptado para a situação.

Já o EaD, mais conhecido como ensino à distância, é uma modalidade mais conhecida, porém muito diferente da remota. No EaD, a maioria das aulas é gravada, com apenas algumas videoconferências com o objetivo de tirar dúvidas. Em alguns casos, o curso é 100% gravado. Em vez de falar diretamente com o professor, esses cursos têm um tutor para quem mandar e-mail ou mensagens para tirar dúvidas. Antes mesmo de pandemia, era muito comum encontrar cursos feitos somente por EaD com certificação.

As matérias na modalidade EaD são padronizados e não personalizados, diferente do ensino remoto, além de serem produzidos em grande escala. O calendário letivo é unificado, com poucas alterações de cronograma. E por fim, as avaliações em EaD são padronizadas, feitas e corrigidas em larga escala. Já o ensino remoto tem uma característica muito mais personalizada e específica para aquela turma/sala em questão. 

Sendo assim, a principal diferença entre as duas modalidades é justamente a falta de personalização que o EaD traz, porém a capacidade de atender a muitas outras pessoas em um curto intervalo de tempo.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.