MENU

04/03/2021 às 10h51min - Atualizada em 04/03/2021 às 11h30min

Como jogar xadrez? Aprenda conceitos básicos

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Aprender xadrez envolve muito mais do que dominar peças em um tabuleiro, envolve também o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o ser humano.

 

Dentre tais habilidades, posso mencionar o exercício e melhora da memória, além de fortalecer o pensamento crítico e a desenvolver a concentração. Além disso, também ajuda a desenvolver a criatividade, promove a confiança e ajuda na resolução de problemas.

 

Todas essas vantagens são, por si só, um chamariz para quem quer aprender a dominar esse jogo de tabuleiro.

 

Entretanto, aprender não é tão simples e é preciso ter um direcionamento se você quiser dominar todas as regras e dar seus primeiros “xeque-mate”. 

 

Para ajudar com isso, preparamos este pequeno guia que vai ensinar alguns conceitos básicos para você aprender a jogar xadrez.

 

Acompanhe.

Como jogar xadrez?

Aprenda as jogadas 

 

Aprender as jogadas de xadrez é um dos primeiros passos quando se deseja dominar o tabuleiro. Entendendo-as, você vai dominar a mecânica do jogo e vai compreender os movimentos do seu adversário.

 

Desse modo, vai ficar mais fácil de defender e atacar.

 

As jogadas mais conhecidas são Roque, promoção do peão e en passant.

 

Aprenda o movimento das peças

 

Não adianta conhecer as jogadas se você não sabe como movimentar o Rei. Por isso, vale se aprofundar sobre o movimento de cada uma das peças.

 

Vejamos como se dá:

 
  • Rei: o rei se movimenta de uma em uma casa, mas em todas as direções;
  • Rainha: a rainha se movimenta em todas as direções, quantas casas quiser;
  • Torre: essa peça se movimenta apenas em linha reta;
  • Bispo: o bispo se movimenta em diagonais;
  • Cavalo: sempre em “L”, sendo duas casas para frente e uma para o lado;
  • Peão: sempre para frente, podendo se mover uma ou duas casas.

Conhecendo o tabuleiro

 

Conhecer o tabuleiro de xadrez também é importante, sabendo a quantidade de casas e de peças, além das cores, você tem acesso a informações privilegiadas sobre o “terreno” do jogo.

 

É importante saber que o jogo contém 32 peças, sendo 16 brancas e 16 pretas.

 

No posicionamento inicial das peças, o rei branco vai ficar sempre na casa e1, enquanto o rei preto ficará na casa e8. Já a rainha fica ao lado do rei, na coluna “d”. Além disso, a rainha branca fica na casa branca e a rainha preta na casa preta.

O xeque

 

No jogo, o rei nunca pode ser capturado. Se uma peça fica próximo a atacar o rei, dá-se o nome da jogada de “xeque”. Se o rei se move, ou seja, consegue escapar, ele sai da posição de xeque.

 

Pode acontecer do rei não conseguir mais se mover, daí acontece o famoso “xeque-mate” e desse modo, a partida chega ao fim. Logo, o jogador que colocou o rei adversário nesta posição de xeque-mate, ganha a partida.

Empate no xadrez

O empate no xadrez também é possível e normalmente ocorre quando não há possibilidade de dar o xeque-mate. Nessa situação, o jogo fica empatado e não há vencedores declarados.

 

Compreendeu todos os pontos? Se gostou deixe um comentário e compartilhe esse artigo com os amigos enxadristas.

 

Até a próxima!


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.