Aprender xadrez envolve muito mais do que dominar peças em um tabuleiro, envolve também o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o ser humano.
Dentre tais habilidades, posso mencionar o exercício e melhora da memória, além de fortalecer o pensamento crítico e a desenvolver a concentração. Além disso, também ajuda a desenvolver a criatividade, promove a confiança e ajuda na resolução de problemas.
Todas essas vantagens são, por si só, um chamariz para quem quer aprender a dominar esse jogo de tabuleiro.
Entretanto, aprender não é tão simples e é preciso ter um direcionamento se você quiser dominar todas as regras e dar seus primeiros “xeque-mate”.
Para ajudar com isso, preparamos este pequeno guia que vai ensinar alguns conceitos básicos para você aprender a jogar xadrez.
Acompanhe.
Aprender as jogadas de xadrez é um dos primeiros passos quando se deseja dominar o tabuleiro. Entendendo-as, você vai dominar a mecânica do jogo e vai compreender os movimentos do seu adversário.
Desse modo, vai ficar mais fácil de defender e atacar.
As jogadas mais conhecidas são Roque, promoção do peão e en passant.
Não adianta conhecer as jogadas se você não sabe como movimentar o Rei. Por isso, vale se aprofundar sobre o movimento de cada uma das peças.
Vejamos como se dá:
Conhecer o tabuleiro de xadrez também é importante, sabendo a quantidade de casas e de peças, além das cores, você tem acesso a informações privilegiadas sobre o “terreno” do jogo.
É importante saber que o jogo contém 32 peças, sendo 16 brancas e 16 pretas.
No posicionamento inicial das peças, o rei branco vai ficar sempre na casa e1, enquanto o rei preto ficará na casa e8. Já a rainha fica ao lado do rei, na coluna “d”. Além disso, a rainha branca fica na casa branca e a rainha preta na casa preta.
No jogo, o rei nunca pode ser capturado. Se uma peça fica próximo a atacar o rei, dá-se o nome da jogada de “xeque”. Se o rei se move, ou seja, consegue escapar, ele sai da posição de xeque.
Pode acontecer do rei não conseguir mais se mover, daí acontece o famoso “xeque-mate” e desse modo, a partida chega ao fim. Logo, o jogador que colocou o rei adversário nesta posição de xeque-mate, ganha a partida.
O empate no xadrez também é possível e normalmente ocorre quando não há possibilidade de dar o xeque-mate. Nessa situação, o jogo fica empatado e não há vencedores declarados.
Compreendeu todos os pontos? Se gostou deixe um comentário e compartilhe esse artigo com os amigos enxadristas.
Até a próxima!