MENU

27/05/2019 às 19h06min - Atualizada em 27/05/2019 às 19h06min

2ª audiência para revisão do Plano Diretor de Marialva.

Da Ass.Com. Câmara.
Ass.com.Câm.


Na sessão foram apresentadas diretrizes e propostas para uma cidade sustentável.
Aproximadamente 30 munícipes acompanharam a segunda audiência para revisão do Plano Diretor que aconteceu na noite da última sexta-feira (24) no plenário da Câmara Municipal de Marialva. 
Estiveram presentes na audiência, o presidente da Casa, Ricardo Vendrame (PP) e os vereadores Josiane Luiz da Silva (PP) e Wesley Araújo (PR). 

Com o tema “Diretrizes e propostas para uma cidade sustentável”, a audiência foi comandada pelo engenheiro sanitarista Robson Ricardo Rezende, da empresa Líder Engenharia, contratada para prestar consultoria ao Município durante a revisão do Plano Diretor. 
Segundo Rezende, as diretrizes foram elaboradas de acordo com o Estatuto das Cidades e as propostas apresentadas são o resultado do mapeamento feito pela empresa e das sugestões colhidas na primeira audiência pública, que aconteceu em outubro do ano passado. 

Dentre as propostas apresentadas dentro do eixo “Proteção e Preservação Ambiental” estão a revitalização de fundo de vale no conjunto 160 Casas; qualificação dos responsáveis pela fiscalização das APPs; criação de um parque ambiental ou de uma trilha ecológica; elaboração e execução de um projeto de arborização e paisagismo urbano; melhorias na estrutura física do centro de triagem e compostagem e no Eco Ponto; entre outros. 
 
No eixo “Serviços Públicos, Infraestrutura e Saneamento Ambiental” foram levantados propostas de construção de novas cédulas do aterro sanitário; a instalação de grades nas bocas de lobo de toda a cidade; construção de galerias pluviais no Jardim Custódio I e II e Jardim São Pedro; recapeamento asfáltico da rodovia Santo Volpato, em Santa Fé, das estradas que ligam São Miguel do Cambuí e Aquidaban a Itambé; construção de pista de caminhada e de ciclismo em São Miguel do Cambuí do km12 até o distrito de Santa Fé do Pirapó; construção de rotatória na entrada para os residenciais Ruby, Niagra, Isabel e Flora; entre outros. 

No eixo “Desenvolvimento socioeconômico” foi listado as propostas para o fomento das atividades das associações e cooperativas agrícolas; fomento a comercialização dos produtos agrícolas in natura; criação de programas de apoio à diversidade da produção agropecuária com a expansão de culturas alternativas; instalação do mercado municipal para a comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros; a construção de um centro de pesquisa em viticultura; etc. 



No eixo “Educação” foi apresentada as propostas para a aquisição de área física destinada a cursos extracurriculares e superiores; reforma e ampliação da CMEI Leonardo H. A. de Souza; construção de CMEI no jardim Shenandoa, no residencial Zambaldi, nos distritos de Aquisaban e São Miguel do Cambuí; construção de abrigos nos pontos de ônibus escolar; construção das coberturas das quadras poliesportivas das escolas municipais; e a aquisição de ônibus adaptado para o transporte de universitários. 

No eixo “Saúde” foram apresentadas propostas para a reforma na clínica da mulher; construção de um hospital público/privado; construção de UBS na Vila Antônio; ampliação da UBS do Jardim Planalto; reforma da UBS do Jardim Shenandoa; entre outros. 

No eixo “Assistência Social” foi listada propostas para a construção de um Centro de Referência da Criança e do Adolescente; participação do Município na construção da sede da Apae; construção de sede para o CRAS, CREAS e para a clínica multiprofissional; a implementação de uma equipe de referência para oferta de serviços itinerante à população dos distritos e da zona rural; e aquisição de terreno para a construção de abrigo provisório para animais abandonados. 

No eixo “Desenvolvimento e ordenamento físico territorial" foram apresentadas propostas de adequação de prédios públicos para cadeirantes e deficientes visuais; instalação de semáforos com emissão de som para deficientes visuais; e projetos de infraestrutura turística.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp