MENU

02/03/2021 às 08h24min - Atualizada em 02/03/2021 às 13h00min

Com solução da Orys, produtora de resinas promove a integração de seus serviços de estoques e otimiza seu legado

O objetivo da consultoria de inteligência de dados foi o de criar uma plataforma de integração, dando mais agilidade ao controle de peças em unidades de produção desta indústria

SALA DA NOTÍCIA Eline Menezes
Não se mexe em time que está ganhando. Essa foi a máxima decisiva para uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas das Américas novamente escolher a Orys, consultoria especializada em inteligência de dados, para mais uma parceria bem-sucedida e, desta forma, alcançar resultados significativos em suas entregas. Dando sequência na implementação para o desenvolvimento de integração de dados para o legado de sistemas desta grande indústria, a Orys iniciou, em setembro de 2019, a implantação de soluções que pudessem realizar, de forma ágil, simplificada e eficaz, o controle de peças em suas unidades de produção. A missão aqui é a de manter a unidade fabril sempre em atividade constante, evitando o risco de interrupção dos serviços por falta de uma peça necessária para a reposição imediata e continuidade dos trabalhos.

E para essa logística funcionar de maneira integrada e atendendo a todos os setores envolvidos, foi implantada a plataforma de Integração como um Serviço (iPaaS). O planejamento e execução deste projeto audacioso resultou na entrega de microsserviços de integração, sincronização e relacionamento de dados em cloud, com gerenciamento de dados de múltiplos padrões de integração, além da gestão de dados para arquiteturas com várias nuvens e híbridas, incluindo uso dos módulos Data Integration (mass ingestion) e Application Integration (near real time), que levam os dados de um ponto a outro.

Após um diagnóstico feito com as áreas envolvidas no processo, entre time das fábricas e inteligência do negócio, um dos principais desafios da consultoria de dados foi a de desenvolver uma solução de controle de peças em unidades de produção da produtora, sem que o setor de almoxarifado tivesse que realizar o controle e disponibilidade de estoque. O objetivo é o de evitar a parada de parte da linha de produção até que a peça seja adquirida ou enviada de algum almoxarifado.

E para obter a total eficácia desta gestão, foram integrados à solução itens que auxiliam na ágil localização do material, como a inclusão de imagens das peças do SAP, do sistema usado por colaboradores que retiram as peças, além do controle de estoque local dos elementos. Em linhas gerais, o integrante (colaborador), no estoque local, retira uma peça e se posiciona em frente a uma câmera para o registro fotográfico. A partir desse registro (imagem do colaborador e da peça), é feito um reconhecimento facial de ambos e, automaticamente, é feita a integração no sistema do estoque local e de quem retirou determinada peça. Com essa identificação, permitindo o reconhecimento com qualidade superior a 95% o rosto do integrante e 99,75% a peça, o gestor de estoques recebe o alerta do sistema do ponto de compra e inicia o processo a partir do fluxo e prazos definidos (lead time) no supply chain.

Foram realizados diversos testes nos ambientes de desenvolvimento até que a solução estivesse totalmente adequada e atendesse a todos os critérios de segurança e compliance da produtora de resinas. E o resultado não poderia ser melhor. Essa solução permitiu minimizar os riscos de parada de produção, reduzindo a praticamente zero efeitos como o atraso no atendimento às demandas de seus clientes e controle efetivo do estoque de peças em todas as unidades, tanto com almoxarifados quanto nos estoques remotos.

O projeto foi implementado em apenas 7 meses e está em plena operação desde abril de 2020. Com essa solução, foi possível garantir a manutenção dos equipamentos nas unidades industriais sem paradas não planejadas, com agilidade à movimentação para dar mais fluidez e dinamismo nas etapas do trabalho. Além disso, houve melhoria do controle e eficácia no supply chain também nas unidades com estoque remoto sem gerenciamento local.

Segundo Esdras Felipe Cândido, CIO e diretor de Operações, Produtos e Serviços da Orys, “foi essencial a aplicação de soluções eficazes e maduras para integrar diferentes plataformas de informações e sistemas (imagem, códigos de barras, SAP, mensageria), para suportar a necessidade do cliente”.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Fale conosco pelo Whatsapp.