MENU

25/02/2021 às 14h37min - Atualizada em 25/02/2021 às 16h10min

Entenda como Funciona Uma Clínica de Reabilitação

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Uma clínica de reabilitação é um ambiente especializado e preparado para ajudar pessoas que sofrem com alguns tipos de doenças, inclusive a dependência química, os auxiliando no processo de recuperação.

Este local funciona acolhendo a demanda trazida pelo paciente disponibilizando assim, meios para ajudar o indivíduo a optar por escolhas mais saudáveis em sua vida longe de seus velhos hábitos e comportamentos prejudiciais.

Entenda em 5 passos como funciona uma clínica de reabilitação

  1. Cuidados e acompanhamento do dependente químico

As clínicas de reabilitação especializadas no tratamento da dependência química possuem um tratamento moderno focado no acompanhamento do dependente em todas as etapas de seu processo de recuperação.

Os pacientes precisam passar por uma desintoxicação que funciona como uma espécie de limpeza que ajuda a diminuir os sintomas da abstinência. 

Este procedimento auxilia o dependente a ser reabilitado tanto na área física quanto psicológica, pois contribui para a retirada de substâncias consideradas tóxicas para o organismo.

As clínicas de reabilitação possuem uma equipe multidisciplinar com profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e educador físico, entre outros que adequam o tratamento de acordo com a demanda trazida pelo paciente.

O tratamento é planejado pelos profissionais de acordo com o nível de dependência que o indivíduo se encontra, pois avaliam o caso de forma particular, para se obter melhores resultados.

Em geral, estas clínicas se encontram em locais estratégicos, pois tem o objetivo de garantir paz e tranquilidade aos pacientes. 

Uma clínica de reabilitação especializada em dependência química tem como principais objetivos no tratamento do paciente a desintoxicação, conscientização de que possui uma doença que necessita de tratamento e a sua ressocialização. 

  1. Qual a rotina do dependente que está em tratamento?

O dependente possui uma rotina bastante diversificada, pois de acordo com sua demanda poderá participar de terapias em grupo ou individual, visitas, uso de medicações em alguns casos e participação em atividades diárias para ajudar o local a se manter limpo e organizado.

Além disso, podem participar de dinâmicas, reuniões e desfrutar de um tempo livre de lazer, pois sabe-se que esses momentos de descanso proporcionam bem-estar e são importantes dentro do tratamento. 

Vale ressaltar que cada clínica de reabilitação possui uma rotina específica, pois outros tipos de atividades podem ser incluídas. A rotina do dependente faz parte do seu tratamento, pois é ela que afasta o indivíduo dos gatilhos que o levam a ir em busca do consumo de drogas. 

  1. Como é a segurança de uma clínica de reabilitação?

As clínicas de reabilitação oferecem uma infraestrutura pensada para garantir a segurança dos pacientes que estão passando pelo processo de reabilitação.

Além disso, os profissionais que se encontram no local recebem treinamentos e passam por exames com o objetivo de melhor atender e prestar a devida segurança aos pacientes.

  1. Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de duração do tratamento da dependência química varia de uma clínica de reabilitação para outra, pois podem durar em média cerca de 90 a 180 dias.

Nas clínicas para dependentes químicos do Grupo Recanto por exemplo, dura cerca de 180 dias, o equivalente a 6 meses de tratamento. Além disso, se torna essencial analisar as características particulares de cada paciente e a sua evolução em cada fase do processo.

  1. Como funciona as visitas extras?

As visitas são muito importantes durante o processo de recuperação do indivíduo, diante disso, existem diferentes tipos a depender tanto da clínica quanto do estado do paciente.

As visitas são restritas apenas a familiares, além disso, é proibida a entrada de outros dependentes, para que não haja interferência no processo de recuperação.

Essas visitas permitem que o dependente continue a manter e se aproximar dos vínculos que existem fora do ambiente da clínica, porém, de modo controlado e que esteja alinhado ao tratamento.

Conclusão

Como a dependência química é uma doença complexa, ela exige um cuidado em todos os aspectos da vida do dependente. 

Uma clínica de reabilitação é ambiente que possui uma equipe multidisciplinar, que tem por objetivo atender as demandas do dependente de modo individualizado.

Estas prezam pelo cuidado e segurança do paciente, neste ambiente realizam diversas atividades o que também contribui como um auxílio para o seu processo de recuperação.

Uma clínica de reabilitação é um lugar especializado para auxiliar o dependente a ter e desenvolver novos hábitos de vida longe do consumo de drogas, pois visa o seu tratamento e reabilitação.

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp