MENU

23/02/2021 às 11h07min - Atualizada em 23/02/2021 às 14h10min

Yoga é bom para perder peso? Entenda

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Sim, o yoga é bom para perder peso. No entanto, essa prática milenar traz diversos outros benefícios para sua saúde.

Em suma, estamos falando de um conjunto de técnicas de respiração, meditação e posturas, as quais auxiliam no desenvolvimento mental e físico do praticante.

Em geral, são exercícios lentos, quando não parados, que exigem muita resistência física. É por isso que os praticantes de longa data apresentam músculos definidos.

Aliás, uma ótima estratégia para perder peso mais rapidamente é aproveitar os benefícios do óleo de cártamo. Esse suplemento com certeza vai te ajudar a secar.

Quer aprender um pouco mais sobre o yoga? Aproveite para ler até o final!

O que é yoga?

O yoga é muito mais do que uma atividade física: é uma forma de pensar; uma filosofia de vida; uma prática espiritual. 

A prática dessa atividade busca unir a mente e o corpo do praticante, fazendo com que trabalhem juntas. Essa conexão é feita através de diversas posturas e técnicas milenares, cujos benefícios são muito conhecidos.

Um dos pontos positivos dessa prática é sua enorme flexibilidade. De fato, não são necessários diversos equipamentos para praticar yoga: um tapete adequado já basta.

Além disso, você pode praticar essa atividade tanto na academia quanto dentro de casa. Porém, vale dominar as técnicas antes de colocá-las em prática por conta própria.

Quais são os benefícios dessa prática?

O yoga apresenta muitos benefícios para seus praticantes, desde o aspecto físico até o espiritual. Veja os 4 principais benefícios dessa atividade.

Consciência corporal

A consciência corporal surge naturalmente quando praticamos as posturas requeridas por essa prática milenar. No caso, como há necessidade de muita atenção por parte do praticante, ele acaba por conhecer seu corpo um pouco melhor.

Isso significa, portanto, conhecer seus limites de movimento, força, destreza e qualquer outra informação sobre seu próprio corpo.

Esses conhecimentos são fundamentais para quem quer perder peso: ao sentir seu estômago cheio, não há razão para continuar comendo. Da mesma forma, essa consciência evita os lanchinhos causados pela ansiedade.

A prática de focar a mente no próprio corpo acarreta resultados mágicos — e é a base do yoga.

Desintoxicação do organismo

As posturas são ótimas para desintoxicar o corpo — e liberar bastante hormônio do prazer. A razão disso está em um de seus efeitos benéficos: a melhora na circulação sanguínea.

O sangue é o responsável por fazer nosso corpo funcionar. É ele quem leva nutrientes e remove as toxinas das células. Portanto, melhorar a circulação é aumentar o efeito “detox” natural do organismo.

Além disso, como existem muitas práticas meditativas, o efeito detox também ocorre em nossa mente. Nesse caso, não tem nada a ver com a atuação do sangue, mas sim com os produtos mentais naturais da mente.

Ao levar uma vida mais consciente, o praticante consegue lidar melhor com seus pensamentos e sentimentos, permitindo uma mente mais limpa e clara.

Melhora o sono

A qualidade do sono está relacionada ao nosso nível de estresse e ansiedade. Um sono agitado, por exemplo, remete a uma mente agitada; já um sono tranquilo só é atingido por uma mente tranquila.

O yoga busca reequilibrar os processos mentais e corporais por meio da consciência. Dessa forma, o praticante fica menos propício a sofrer problemas relacionados ao estresse no dia a dia.

Além disso, mesmo se o dia foi muito estressante, uma sessão de prática pode ajudar bastante a se estabilizar. Uma meditação curta ou até algumas posturas já são o suficiente para isso.

O yoga diminui a ansiedade

Um dos maiores benefícios dessa prática é a diminuição da ansiedade. No entanto, isso é trabalhado em todas as aulas, por isso as posturas tendem a ser mais desconfortáveis no começo.

Ao manter sua mente no seu corpo — principalmente na respiração —, você tira a liberdade dela de ir para o futuro ou para o passado. Ou seja, a atenção plena não permite pensamentos sobre o futuro, assim como remoer memórias antigas.

Dessa forma, se a mente não consegue antever cenários futuros, para onde a ansiedade vai? Resposta curta: ela desaparece!

Manter a atenção no presente é uma tarefa realmente difícil, mas que pode ser dominada com a prática. Uma sessão de respiração consciente por dia, se feita por alguns anos, já garante isso.

Seu corpo fica mais forte

A prática do yoga requer ficar estático por alguns segundos (ou minutos) em certas posturas. Dessa forma, os músculos se desenvolvem para suportar esse tipo de exercício, o que favorece a força e a resistência.

Não pense que são exercícios básicos: se você já praticou a famosa “prancha”, tenha essa experiência como base. Aliás, as posturas são inusitadas e complexas, e ter um professor faz toda a diferença no início.

Com o tempo e a prática, você vai sentir a diferença em seu corpo: músculos duros, movimentos precisos e uma mente afiada e concentrada.

Gostou das informações sobre o yoga? Compartilhe com seus amigos!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp