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23/02/2021 às 08h29min - Atualizada em 23/02/2021 às 14h10min

Dicas importantes para empreendedores na reinvenção de negócios em tempo de pandemia

SALA DA NOTÍCIA Boost Marketing & Assessoria de Imprensa
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O cenário atual no mundo, com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, fez com que as pessoas tivessem que se reinventar em diversos segmentos. A reinvenção de negócios tornou-se primordial quando o quesito é continuar a empreender.

 

O setor gastronômico foi um dos mais afetados, principalmente, bares e restaurantes que constantemente estão à mercê de novos decretos para trabalhar com capacidade reduzida ou até mesmo fechar, por não serem considerados serviços essenciais. Para isso, foi preciso pensar em alternativas para manter a satisfação dos empresários, funcionários e clientes. A reinvenção de negócios teve um importante aliado, o serviço delivery.

 

Até maio de 2020, quase três meses após o primeiro caso da Covid-19 no Brasil, o delivery teve um crescimento de 59%, de acordo com dados da empresa de pagamentos Rede. Esse consumo já era uma crescente, já que desde 2018 o sistema teve aumento de 23% no Brasil, segundo o Instituto de Foodservice Brasil (IFB).(https://www.terra.com.br/noticias/dino/aumento-de-60-no-delivery-faz-investidores-buscarem-por-inovacao,5297fed7f4b12c4dda03d54611c21eb1kxsl6lwh.html)

 

"Neste momento sabemos que haverá queda de lucro para os setores alimentícios. Mas podemos pensar em soluções para manter os negócios", afirma Guga.

 

 

Atenção com estoque!

É sempre importante se atentar com os produtos estocados. Afinal, os alimentos precisam estar dentro da validade e em boa qualidade. Aliás, também é imprescindível ter uma quantidade significativa dos itens que tem mais saída.

 

"Uma alternativa é a possibilidade de redução do cardápio. Pequenos empresários podem apostar na entrega de alimentos congelados de fácil manuseio. Em pequenas porções tem uma melhor saída. Muito estoque é dinheiro parado. Então quanto menor seu estoque significa dinheiro em movimento", orienta o chef.

 

A oportunidade do digital

Proprietários de diversos segmentos enxergam no mundo on-line a chance de manter o funcionamento de seus estabelecimentos. Afinal, as pessoas estão, literalmente, conectadas em todos os cantos do planeta. Hoje, tudo acontece virtualmente. Então, é uma oportunidade para divulgação.

 

"Os pratos do dia e o cardápio devem atrair o público on-line. Não temos mais os clientes passando do lado de fora do nosso restaurante ou vendo nosso cardápio físico, então é ideal investir na esfera virtual", comenta Rossi.

 

Que tal um aplicativo exclusivo para seu negócio?

 

Este novo universo no qual vivemos demanda tendências inovadoras para atender, com eficiência, o serviço de entregas e, como consequência, a clientela. Com isso, para a reinvenção de negócios, o hef Guga traz três principais possibilidades para uma boa gestão.

 

  • WhatsApp – Não é novidade que o aplicativo de troca instantânea de mensagens virou uma maneira de ajudar estabelecimentos a manter os clientes e o trabalho eficaz. Por meio do app, as pessoas podem pedir e acompanhar as novidades dos bares e restaurantes. “É fundamental ter uma comunicação equilibrada. Se for possível, contratar uma pessoa para ficar 100% responsável pelo atendimento nesta ferramenta, até porque ela irá realizar o trabalho de venda também”, evidencia Guga.

 

  • Site e loja virtual – A internet traz uma rede de possibilidades, então aperfeiçoar seu trabalho pode incluir a criação de um site e, até mesmo, uma loja virtual para atrair ainda mais olhares virtuais.

 

  • Aplicativo exclusivo – Apesar de existir ferramentas para os proprietários cadastrar seus negócios em um sistema on-line de entregas, criar um aplicativo exclusivo do seu estabelecimento pode ser a chave para o sucesso.E, desta forma, contribuir com a reinvenção de negócios. 

 

“Para o segundo e o terceiro passo funcionar com excelência requer um planejamento eficiente. Neste momento, os empresários podem precisar de auxílio de empresas especializadas no assunto. Aliás, a criação de um aplicativo próprio ajuda eliminar a taxa do delivery de outros apps, mas é essencial tentar manter a conexão com outros aplicativos para agregar mais”, conta o chef.

 

Além disso, uma ferramenta virtual para sua marca deve trazer conteúdo e não ser exclusivo para venda. O aplicativo tem que despertar interesse do público para baixar e mantê-lo no celular. Outra importância é ser um app que ocupe baixo nível de memória do aparelho. Então, a  reinvenção de negócios pode ser eficiente quando se pensa em diversas possibilidades  para seu empreendimento. 



 
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