MENU

18/02/2021 às 17h22min - Atualizada em 18/02/2021 às 18h00min

CLM alerta: houve o maior vazamento de dados de todos os tempos

3,27 bilhões de registros foram roubados. CLM recomenda para trocar as senhas imediatamente e verificar se os seus dados vazaram

SALA DA NOTÍCIA MakingNews
https://clm.com.br/
Divulgação - Foto de Francisco Camargo, fundador da CLM
A CLM, distribuidora de valor agregado especializada em cibersegurança, alerta que houve o maior vazamento de dados de todos os tempos. Hackers, a partir das pequenas brechas encontradas em diversas empresas, criaram um data lake de dados pessoas na Dark Web com 3,27 bilhões de registros roubados. Foram e-mails, senhas, logins de empresas como Gmail, Hotmail, Netflix e LinkedIn, tudo organizado e oferecido a qualquer hacker por 2 dólares a peça.

COMB “Compliation Of Many Breaches” é o nome desse repositório e a quantidade de informação é de tal monta que a CLM está recomendando ao seu pessoal que troquem suas senhas imediatamente, tanto pessoais como profissionais.

De acordo com o fundador da CLM, Francisco Camargo, as pessoas, por facilidade, usam a mesma senha em vários serviços, o que facilita a tarefa dos cibercriminosos, mas isso é um erro. “A senha do Gmail provavelmente serve no Netflix, no LinkedIn, no cartão de crédito, no Hotmail, no Facebook, nas revistas digitais e assim por diante. E a senha do WhatApp provavelmente é a mesma do banco, ou do e-mail”, comenta.

A CLM recomenda que, diante desse mega vazamento, as pessoas devem verificar se os seus dados se encontram no COMB no site: Have I been pwnd. E recomenda:
  • Troque imediatamente suas senhas, inclusive das instituições financeiras
  • Use a autenticação dupla e a autenticação de vários fatores todas as vezes que ela é proposta por um serviço
  • Adote um serviço de gerenciamento de senhas
  • Sempre use Senhas fortes, com números, letras maiúsculas, letras minúsculas e caracteres especiais (@, #, $, % etc.).
  • Troque regularmente as senhas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp