MENU

24/05/2019 às 12h48min - Atualizada em 24/05/2019 às 12h48min

Jogos Universitários do Paraná chegam ao fim com a participação de 2 mil atletas.

Da Dir. Com. Maringá
Aldemir de Moraes


A 59ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUP′s) encerrou nesta quinta, 23, em Maringá. Foram mais de 2 mil atletas de 27 instituições de ensino superior do Paraná. A Unicesumar foi campeã geral dos jogos pela quarta vez consecutiva com 294 pontos. A UEM (178 pontos) e UEL (120 pontos), completaram o pódio.
 
Iniciado no último sábado, 18, os JUP′s movimentaram diversas praças esportivas da cidade. As modalidades coletivas ocorreram no Ginásio Valdir Pinheiro, Chico Neto, Ginásio do Parque do Japão e no Centro Esportivo do Jardim Catedral, e o atletismo na pista do estádio Willie Davids. A natação foi na piscina da UEM, e algumas partidas de futsal foram realizadas na Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM). 
 
O secretário de Esportes e Lazer (Sesp), Valmir Fassina, cita a importância do evento. “Nossas praças esportivas estão cuidadas. Recentemente o piso do Parque do Japão e a pista de atletismo do Willie Davids passaram por reformas. Este ano, o número de atletas participantes aumentou e o evento ocorreu sem nenhuma alteração do cronograma”, citou Fassina.
 
Das 13 modalidades esportivas disputadas, a Unicesumar ficou na primeira colocação na categoria feminina e masculina em seis modalidades: atletismo, judô, natação, natação paradesportiva, handebol e vôlei. Nas demais categorias esteve entre os três primeiros. Só não figurou entre os três primeiros colocados no e-games (FIFA e League Of Legends). 
 
“Só conseguimos esses resultados, porque trabalhamos e investimos muito no esporte. No nosso país não se tem a cultura dos atletas estudarem e treinarem ao mesmo tempo no alto rendimento. Com as bolsas de ensino no presencial e a distância, proporcionamos essa possibilidade aos atletas”, explica o coordenador de Esportes da Unicesumar, Kelvis Macedo.
 
Modalidades nos JUP′s: acadêmico, atletismo, os jogos virtuais: FIFA e LOL, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, karatê, vôlei, basquete, futsal e handebol. Maringá sediará nos dias 19 a 24 de agosto, a Conferência Sul para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB′s). 
 
Futsal 
 
A final masculina entre Unicesumar e UEM foi de deixar os torcedores apreensivos do início ao fim. Com três expulsões e nove gols, a Unicesumar venceu pelo placar de 5 a 4. Os dois goleiros da UEM e o goleiro da Unicesumar foram expulsos com isso a instituição pública jogou os últimos seis minutos da partida com um jogador de linha improvisado no gol. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp