MENU

10/02/2021 às 08h54min - Atualizada em 10/02/2021 às 11h00min

Ensino EAD é tendencia em 2021. Veja motivos

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

O ensino EAD foi a solução para o distanciamento social. Escolas, faculdades e demais instituições adotaram essa modalidade de ensino.

No decorrer de 2020, ficou claro que, se bem planejado, o EAD é sim uma ótima opção. Isso ganha ainda mais peso quando os alunos são adultos e possuem pouco tempo para estudar.

Assim, faculdades de ensino superior e até escolas que oferecem cursos para concursos, como estratégias carreiras jurídicas, foram beneficiadas nesse processo.

Por outro lado, os jovens, principalmente as crianças, sofreram bastante nessa modalidade. 

Afinal, como obrigar que fiquem concentrados na aula se os jogos estão a poucos cliques de distância? As mães e as professoras tiveram muito trabalho!

Quer entender o motivo do ensino EAD ser uma tendência para 2021? Vamos lá!

1. O ensino EAD diminui custos

O ensino EAD, em suma, representa um enorme corte de gastos para a instituição. Cursos de ensino superior, por exemplo, requerem salas climatizadas, lousa de última tecnologia, projetores, estruturas básicas e  muitos outros detalhes.

Portanto, estamos falando de uma conta enorme no fim do mês, por mais simples que a instituição seja.

No entanto, o EAD não precisa de tudo isso: no máximo a instituição pode fornecer um computador e acesso à internet para os alunos e professores, como foi o caso da USP. Todos os demais gastos são dispensáveis.

Embora os alunos estejam em casa, a postura adotada durante a aula é a mesma que no presencial. Ou seja, quase não há queda de produtividade para alunos adultos e, se a tecnologia for bem explorada, favorece ainda mais o aprendizado.

2. Há mais flexibilidade de horários

Quem está estudando para concursos ou cursando o ensino superior sabe: os horários são muito apertados.

É comum, por exemplo, o aluno sair do trabalho e ir direto para o ponto de ônibus. Aliás, alguns se atrasam por causa do serviço, e perdem um dia de aula à toa. Isso significa que ele jamais poderá rever o conteúdo ministrado.

Porém, não existe esse problema no ensino EAD: a maioria dos cursos disponibiliza aulas gravadas, as quais podem ser acessadas a qualquer momento. 

Além disso, como não há motivo para pegar ônibus de faculdade, os alunos não se preocupam com o horário. Mesmo que a aula seja ao vivo, ele ainda terá bastante tempo até seu início. Na pior das hipóteses terá que assistir pelo celular!

3. O aluno pode rever as aulas

Um problema muito estressante que ainda persiste é a dificuldade em ver a aula e fazer anotações. Se você presta atenção à aula, não consegue escrever boas notas; se escreve boas anotações, não presta atenção à aula. Complicado, não é?

Mais uma vez o ensino EAD aparece com a solução do problema: existem milhares de cursos gravados no EAD, e os professores podem servir apenas para tirar dúvidas. Isso é ótimo, pois, ao invés de ouvir a aula uma vez só, o aluno pode revê-la várias vezes.

Além disso, é muito mais fácil tomar notas dessa forma, e o recomendado é ver o conteúdo pelo menos 2 vezes. Na primeira, você presta bastante atenção na explicação; na segunda, redige suas anotações.

Vale lembrar que o aluno também conta com um recurso super avançado: o botão “pausar”. Você já viu esse botão em alguma aula presencial? Pois é, mais um ponto para o EAD!

4. O ensino EAD costuma ser mais barato

Seja para conseguir um diploma de bacharel ou realizar cursos voltados para concursos, o ensino EAD geralmente é bem mais barato que o presencial. Qual o motivo disso? O corte de custos, que ocorre da maneira como foi explicado no primeiro tópico.

Em alguns casos, os cursos já estão gravados, assim como todos os materiais prontos e em PDF para download. Portanto, os únicos custos que existem (fora o pagamento dos professores) é o de manter o site da instituição no ar.

É por isso que encontramos por aí cursos completos que custam uma mensalidade do plano presencial. Aliás, algumas instituições liberam assinaturas, cujos preços nem se comparam aos valores das aulas presenciais, e você ainda pode tirar vários certificados.

Para encerrar esse tópico, o EAD tem preços tão baixos que o curso completo de um tema pode custar menos que um livro sobre o assunto.

5. Não existe perto ou longe no EAD

Por fim, o último motivo do ensino EAD ser uma tendência para 2021 é sua independência espacial. Você pode ter aulas com professores de todas as partes do Brasil sem sair de casa.

Além disso, profissionais experientes liberam cursos de altíssima qualidade na modalidade EAD. Você não precisa morar na mesma cidade, estado ou país que eles para aproveitar o conteúdo do curso.

É por esses (e outros) motivos que o ensino EAD fará muito sucesso nos próximos anos. Afinal de contas, é muito benefício de uma vez!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp