MENU

23/05/2019 às 15h51min - Atualizada em 23/05/2019 às 15h51min

Sarandi: Comitê dos Imigrantes realiza formação aos servidores da saúde

Da Ass. Com. Sarandi.
Ass. Com.


O Projeto de acolhida aos Imigrantes/Refugiados de Sarandi conta hoje com o Comitê dos Imigrantes do município, e por meio deste foi realizada a implementação do curso de língua portuguesa para os haitianos e demais povos que procuram a nossa cidade para recomeçarem a vida.

 

Visando melhorar a comunicação, estamos ampliando nossos planejamentos, e dentro de alguns dias trabalharemos um quadro de formação e capacitação dos enfermeiros para estreitar a comunicação entre os profissionais da saúde e os imigrantes” explica a Coordenadora do projeto, Elena Maria.

 

Elena ressalta que o trabalho realizado com esses profissionais trará maior agilidade nos atendimentos a estrangeiros que precisem de atendimentos médicos em nosso município: “Esse trabalho ajudará no auxílio que o servidor presta, seja de média ou grande complexidade, especialmente em casos de gestação de risco ou alto risco”.

 

O Projeto de acolhimento aos refugiados que chegam em Sarandi, se dá ao meio de aprendizado do idioma português fluente e realizam outras atividades para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Hoje são atendidas cerca de 120 famílias, destas 80 alunos cursam as aulas de língua portuguesa em 3 modalidades (iniciante, intermediária e avançada), além é claro da educação infantil.

 

Parceiros:

 

Além da acolhida da Prefeitura com suporte e material didático, o projeto possui parcerias com as igrejas católicas (Paróquia Nossa Senhora das Graças e Paróquia São Paulo Apóstolo), ARAS Cáritas de Maringá, PROMEC, Comitê dos Imigrantes de Sarandi, Gabinete de Relações Comunitárias (GRC) e professores voluntários. Diante deste contexto, o município visa trabalhar a política de acolhida, oferecendo condições dignas (como acesso à saúde e educação) e afetivas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp