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08/02/2021 às 10h05min - Atualizada em 08/02/2021 às 14h30min

Atenção plena, pular corda, treinar ao ar livre e HILIT são tendências fitness em 2021

Para especialista do Freeletics, práticas estão em alta e ajudam a equilibrar saúde mental e física

SALA DA NOTÍCIA Isabela Rodrigues
Nos últimos meses, muitas pessoas tiveram de se adaptar à nova rotina promovida pelo isolamento social. Com o início do ano, a busca por resoluções, especialmente relacionadas a objetivos de saúde e condicionamento físico, ganha destaque. Mas a grande maioria das pessoas não sabe qual a melhor abordagem para garantir o sucesso, como escolher as metas mais adequadas e qual o limite para não cometer exageros.

Para Vanessa Gebhardt, coach de mentalidade do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, cuidar da saúde  mental e da forma física é a melhor maneira de lidar com momentos desafiadores como o que estamos vivendo. “É fundamental conhecer alternativas, definir metas e cumprir essas resoluções com saúde e da maneira correta”, destaca. “Há várias modalidades de exercícios e treinos, e certamente elas se encaixam com o perfil de cada pessoa”, completa. 

A especialista, então, listou as cinco principais tendências do mundo fitness para 2021, que incluem a prática de exercícios físicos e a promoção do bem-estar.

1. Atenção Plena/Mindfulness + Bem-Estar: em 2021, haverá um aumento do uso de treinamentos conduzidos por áudio, podcasts e cursos guiados como motivação para manter a forma e a saúde. “Trazer atenção plena para este ano ajudará as pessoas a desestressar, dormir melhor e desenvolver hábitos mais saudáveis, independentemente dos desafios que precisam superar”, explica Vanessa. “Com esses cursos de áudio, as pessoas serão capazes de aprender mais sobre si mesmas e conectar melhor seu corpo com sua mente. É um momento perfeito para se conhecer melhor e começar a ser mais consciente”, pontua.

2. Pular corda: para a especialista, 2021 será um momento para voltar ao básico e adicionar um pouco de diversão à nossa rotina de exercícios. “Ao trocar agachamentos ou polichinelos por corda de pular, aceleramos nossos corações e nos divertimos no processo. É um bom treinamento para a parte inferior das pernas e cardio”, destaca. “É um ótimo equipamento para treinar em casa, não precisa de muito espaço e é bastante silencioso. Também é um bom exercício para atletas avançados quando saltam séries mais longas, que precisam praticar a técnica e aumentar a frequência cardíaca”, completa. 

3. Fitness ao ar livre: o fitness ao ar livre também será uma forte tendência para 2021. Seja correr ao ar livre, fazer caminhadas ou simplesmente andar rapidamente, o ar fresco e a vitamina D serão um grande fator de motivação para as pessoas movimentarem seus corpos e se sentirem mais centradas.

4. Aquecimento e desaquecimento: os aquecimentos e desaquecimentos também serão destaque. Ao aquecer o corpo por meio de novos exercícios de mobilidade, o atleta melhora seu estado mental. Da mesma forma, o desaquecimento ajuda as pessoas a refletirem sobre seu progresso e a entrarem mais em contato com suas sensações corporais. “Em nosso aplicativo Freeletics, implementamos recentemente exercícios de ioga como ‘gato-vaca’, ‘cachorro olhando para baixo’ e ‘postura da criança’ como opções de desaquecimento para ajudar a integrar este componente consciente em nossos planos de treinamento”, destaca Vanessa.

5. Treinamento de alto impacto e baixa intensidade (HILIT): 2020 marcou o início de uma nova rotina fitness HIIT para ficar em casa, mas, em 2021, haverá um novo tipo de treinamento em destaque: o treinamento de alto impacto e baixa intensidade. Os treinos HILIT alternam sessões intensas de exercícios com curtos períodos de descanso. “Eles são semelhantes aos exercícios HIIT, mas usam apenas exercícios de baixo impacto, o que significa que o estilo de salto e a alta velocidade dos exercícios não são uma opção”, explica Vanessa. 

Treino com inteligência artificial

Atualmente o preparador físico de IA mais inteligente, acessível e adaptável do mercado, o Freeletics disponibiliza a seus mais de 51 milhões de usuários em todo o mundo uma possibilidade quase infinita de combinações de exercícios. A tecnologia oferece mais variedade, personalização e autonomia, além de uma experiência aprimorada.

O algoritmo aprimorado integra a orientação e as percepções de uma equipe de cientistas esportivos reais para oferecer uma experiência de treinamento holística e um treinador pessoal ainda mais verdadeiro dentro do próprio bolso. O Freeletics tem opções de exercícios baseados em treinos funcionais, HIIT, HILIT, corrida e barra. 

Para quem deseja criar hábitos duradouros e atingir objetivos de saúde a longo prazo, o aplicativo também oferece o recurso Coach da Mente, que ajuda as pessoas a criarem uma mentalidade equilibrada, voltada para objetivos, com sessões projetadas de treino em áudio. Com duração de 5 a 20 minutos, o coach ensina a estabelecer rotinas, lidar com contratempos, gerenciar o estresse e melhorar o foco, a recuperação e o sono. 

Além disso, o aplicativo disponibiliza o Coach de Nutrição, programa personalizado de alimentação com base no conceito de “comer limpo”. Os usuários informam se desejam emagrecer, ganhar massa muscular ou viver de forma saudável. Com quase 400 opções de receitas, o app também atende a usuários vegetarianos, veganos ou piscitarianos. 
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