MENU

08/02/2021 às 10h36min - Atualizada em 08/02/2021 às 14h30min

A importância dos brinquedos no desenvolvimento infantil

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Os brinquedos no desenvolvimento infantil são muito importantes. As crianças são atraídas por brinquedos facilmente. 

 

Mesmo quando não existe nenhum brinquedo à sua vista, as crianças criam com tudo que está disponível. 

 

Na maioria das situações, os brinquedos são utilizados para simbolizar outras coisas, e esse é um dos maiores potenciais para o desenvolvimento infantil.

O que os pais devem saber sobre os brinquedos no desenvolvimento infantil?

Através de brincadeiras de “faz de conta”, as crianças aprendem a utilizar os brinquedos e a sua simbologia, desenvolvendo narrativas consistentes e extensas.

 

Ao utilizar brinquedos no desenvolvimento infantil, as crianças mantêm regras e funções, planejando e mantendo diferentes cenários do início ao fim.

 

Os brinquedos são objetos que as crianças utilizam para brincar enquanto exploram o mundo ao seu redor, interpretando papéis e aprendendo sobre as expressões e emoções.

 

Eles são uma simbologia, ajudando as crianças a compreender melhor o mundo ao redor. 

Os brinquedos podem despertar a criatividade e a imaginação?

Os brinquedos que podem ser usados de várias maneiras ajudam a expandir o cérebro das crianças, fazendo com que eles pensem em mais narrativas. Isso os ajuda a ver o mundo de maneira ampla. 

 

O desenvolvimento da criatividade é uma parte muito importante para que as crianças aprendam a pensar fora da caixa. 

 

Quando os itens são simples, como blocos de montar, bonecas, bolas ou minicarros, que são encontrados em lojas de brinquedo, isso é um convite para a criança criar histórias. 

 

A brincadeira que uma criança cria é sua primeira sala de aula. Mesmo com os objetos que não foram inicialmente concebidos para virar brinquedos, como é o caso de uma loja de brinquedos de madeira, as crianças podem atribuí-los como tal. 

 

Todas as opções de brinquedos no desenvolvimento infantil são importantes para estimular a imaginação das crianças. 

 

Os brinquedos podem ensinar as crianças sobre a ciência?

O cérebro das crianças são como esponjas. Eles sempre estão inserindo informações que ocorrem ao seu redor.

 

Os brinquedos garantem às crianças outros caminhos para explorar a ciência, a engenharia, tecnologia, matemática e a arte.

 

Seja um brinquedo mais simples ou complexo, eles ensinam as crianças e ressaltam a importância dos brinquedos no desenvolvimento infantil. 

 

Quando a criança constrói uma torre de blocos e, eventualmente, a vê caindo no chão, isso é um aprendizado sobre física.

 

Assistir um carro com controle remoto balançando nas ondas de rádio desperta a curiosidade das crianças.Um quebra-cabeça também estimula o cérebro das crianças e o estimula a explorar padrões. 

 

A educação que uma criança pode obter com os brinquedos nunca deve ser subestimada. As crianças tendem a aprender com maior facilidade através de brincadeiras criativas que envolvem todos os seus sentidos. 

 

Isso garante a eles uma vantagem cognitiva maior, os deixando animados para continuar explorando o mundo ao seu redor. 

Os brinquedos refinam o desenvolvimento motor da criança?

Quando uma criança tem em suas mãos um brinquedo e aprende a manipulá-lo, ela estará praticando suas habilidades motoras e se tornando mais hábil em sua coordenação.

 

Isso vai ajudá-lo a avançar nos estágios de desenvolvimento físico. Os objetos que exigem que as crianças empurrem, agarrem, girem ou usem outras formas com as mãos e corpo, são fundamentais para o crescimento delas. 

 

Os brinquedos pequenos, como bonecos, carros e blocos de montar que cabem nas mãos das crianças, tendem a ser favoritos pois são fáceis de transportar e segurar. 

 

Todos os detalhes que podem ser encontrados em brinquedos no desenvolvimento infantil tendem a fazer com que as habilidades motoras também sejam praticadas. 

Os brinquedos podem ajudar uma criança a amadurecer emocionalmente?

Os brinquedos no desenvolvimento infantil fornecem conexões, memórias positivas e uma maneira de interação com os sentimentos. 

 

Uma criança muito apegada com seus brinquedos desenvolvem um vínculo saudável e positivo. As crianças associam seus brinquedos ao amor, atenção e felicidade.

 

Dessa maneira, ao desenvolver carinho pelos brinquedos no desenvolvimento infantil, elas estarão cultivando e alimentando as boas lembranças. 

 

Eles também associam seus colegas e pais que brincam com eles como partes essenciais no desenvolvimento dessas conexões emocionais. 

 

Os brinquedos podem ser um lugar seguro ou um rosto que vão buscar quando algo os perturba ou assustar. As crianças que passam horas brincando tendem a ter uma infância mais saudável e feliz. 

 

Isso pode ajudá-los a fazer uma transição mais fácil durante sua vida adulta, pois foram totalmente capazes de experimentar ser uma criança.

Muitos brinquedos podem ser opressores?

Por mais que os brinquedos no desenvolvimento infantil sejam importantes, uma criança pode ficar sobrecarregada com muitas opções disponíveis. 

 

A quantidade não é melhor que a qualidade quando se trata de brinquedos. É melhor ter menos brinquedos do que mais acumulados no espaço de brincadeiras.

 

Se a criança estiver tendo grandes emoções durante a brincadeira e dificuldade em manter o local organizado, é provável que seu bem-estar esteja afetado pelo excesso.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp