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03/02/2021 às 18h41min - Atualizada em 04/02/2021 às 11h20min

Conheça a História da Grendene, dona de marcas como Melissa.

A Grendene está na bolsa de valores com as ações GRND3

SALA DA NOTÍCIA Marcilio Lima
analisedeacoes.com

1971
Atenta às possibilidades do plástico, a Grendene começou a produzir telas para os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha, em substituição as peças feitas em vime.

1976
Iniciou a fabricação de peças de plástico para máquinas e implementos agrícolas e, em seguida, de componentes para calçados (como solados e saltos). A Grendene foi pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação desses componentes. Assim, começava a dar os primeiros passos em direção à sua vocação fashion.

1979
Observando as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, Pedro Grendene Bartelle teve a ideia que revolucionou a empresa e a moda: nascia a Melissa Aranha. Muito mais que um calçado de plástico injetado, a marca virou símbolo fashion.

1980
Inaugurou em Carlos Barbosa, no Estado do Rio Grande do Sul, a matrizaria para produzir os moldes (matrizes) para a fabricação de calçados de plástico.

1983
As parcerias de sucesso da Melissa com os grandes designers mundiais começaram neste ano, com as invenções de Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth De Seneville.

1984
A Grendene ganhou os pés das meninas quando foi lançada a Melissinha. Desde então, a linha Kids da Companhia não parou mais de crescer e inovar.

1986
Com design diferenciado e priorizando o conforto, a Grendene lança a linha Rider, direcionada ao público masculino.

Sob o guarda-chuva da marca Grendene Kids, a linha infantil passa a vender produtos através de contratos de licenciamento, utilizando grifes, nomes de apresentadoras, cantoras, artistas, personagens de desenho animado e do universo infanto juvenil.

1990
Instalação em Fortaleza da primeira unidade fabril no Estado do Ceará.

1993
Inauguração da fábrica em Sobral, também no Estado do Ceará.

1994
Buscando atingir a uma parcela do público feminino é lançada a marca Grendha. À frente dos lançamentos, celebridades como a cantora baiana Ivete Sangalo.



1996
Inicio do reposicionamento da marca Melissa. Depois de dois anos sem lançamentos, a Melissa inova mais uma vez e traz a top model Claudia Schiffer ao Brasil para desfilar os novos modelos da marca.    

1997
Início das operações da terceira unidade localizada no Ceará, no município de Crato.

1998
A Grendene cria uma divisão para cuidar da marca Melissa e entra os anos 2000 como ícone da moda.


2001
Para entrar de vez na linha praia, a Grendene lança a marca Ipanema. Com chinelos femininos e masculinos a preços competitivos.

2002
Iniciou a parceria da marca Ipanema da Grendene com a übber Model Gisele Bündchen – surge a Ipanema GB. Neste mesmo ano, a Melissa estreou na São Paulo Fashion Week.


2003
Iniciam os trabalhos de reestruturação societária como parte da preparação da abertura de capital da Companhia.

A Melissa ganha design by Alexandre Herchcovitch. Sommer e Cavalera na São Paulo Fashion Week e ganha às vitrines de lojas-conceito, como a Colette, em Paris, e a Dover Street Market, em Londres.

2004
Abertura do capital da Grendene, em 29 de outubro, que passou a ter ações ordinárias negociadas no Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (São Paulo).

2005
Inauguração da Galeria Melissa, na Rua Oscar Freire, um dos endereços mais valorizados de São Paulo. Nesse ano a Melissa comemorou os seus 25 anos (1979-2004) com uma exposição denominada Plasticorama, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e com o relançamento da Melissa Aranha.

É criada a Academia Grendene com o objetivo de ser o primeiro projeto corporativo de Desenvolvimento de Pessoas na Grendene.

A Grendene está na bolsa de valores com as ações GRND3

2006
Fechou contrato internacional com a übber model Gisele Bündchen para vender a linha Ipanema GB no Exterior.

A Grendene conquista pelo segundo ano consecutivo o título de "Fornecedor do Ano da Wal-Mart" na área de calçados. Entre os critérios para a escolha de fornecedor do ano estão: qualidade dos produtos, entregas, serviços pré e pós venda.

2007
Instalação de uma nova unidade industrial a MHL Calçados Ltda na cidade de Teixeira de Freitas – BA.

2008
Melissa dá mais um passo na consolidação da marca na moda e no mundo. Uma parceria inédita marca a história da Melissa e da grande dama da moda britânica, Vivienne Westwood e com a arquiteta iraquiana Zaha Hadid.

Fortalecendo o seu plano de expansão internacional e com a presença de Gisele Bündchen, a Grendene lança a linha Ipanema G2B, em Berlim.

Lançamento da marca Zaxy.

2009
Divulgação do Código de Conduta Ética da Grendene.

Superamos a marca histórica de 150 milhões de pares produzidos inteiramente no Brasil.

A marca Rider passa a ter novo posicionamento e é lançada uma nova marca masculina – Cartago.

Melissa comemorou 30 anos com a exposição de 30 pares históricos de seu acervo no SPFW, lançou o perfume Melissa e a Revista Plastic Dreams.

2010
A Grendene optou pela aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) já em suas Demonstrações Financeiras Consolidadas relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2009, sendo a data de transição 1º de janeiro de 2008.

Publicação do Museu de design de Londres traz três menções a modelos brasileiros: duas sandálias Melissa. Um dos modelos é criação da subversiva estilista inglesa Vivian Westwood, e outro assinado pela arquiteta iraniana ganhadora do Nobel de arquitetura, Zaha Hadid.

2011
A Grendene comemorou 40 anos de fundação.

Anunciou nova política de distribuição de dividendos.

Instalação do Conselho Fiscal da Companhia.

Criação do Departamento de Desenvolvimento Sustentável.

2012
Inauguração da Galeria Melissa, em Nova York.

Grendene comemora pelo 10º ano a liderança nos pares exportados pelo Brasil.

A Grendene foi reconhecida como melhor licenciado Mattel do mundo e recebeu o prêmio "Best Overall Licensse 2012" – Melhor Licenciado Mundial, concedido pela Cartoon Network.

Grendene recebeu pelo 5º ano consecutivo, o Prêmio "Campeãs da Inovação" - Revista AMANHÃ no segmento couro e calçados.

Assinatura do memorando de entendimentos entre Grendene & Jelly. As franquias Melissa antiga Jelly mudaram a fachada e receberam novo nome: Clube Melissa.

2013
Nova fábrica em Sobral amplia a capacidade de produção para 250 milhões de pares de calçados/ano.

Lançamento da coleção Melissa + Karl Lagerfeld na Galeria Melissa NY que contou com a presença de Karl Lagerfeld e da modelo Cara Delevingne.

Inauguração do Refúgio Ipanema, pop up store da marca na famosa Rua das Pedras em Búzios.

A Grendene anunciou a locação de um espaço no coração de Covent Garden, em Londres, para instalação da próxima Galeria Melissa. A inauguração prevista para 2014 consolida a marca como criadora de tendências e ícone de moda. Após Londres a próxima Galeria Melissa será na Ásia.

2014
A Casa Ipanema abriu as portas do espaço de convivência da marca com seus clientes, no Rio de Janeiro.

Inauguração do Showroom Melissa próximo à Via Tortona, em Milão.

Inauguração da Galeria Melissa em Londres localizada no coração de Covent Garden.

A Grendene recebeu a Certificação de Fornecedores pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil). A única empresa de calçados a receber esse certificado.

Grendene ações GRND está na bolsa de valores brasileira, a B3.

2015
Galeria Melissa SP, a primeira Loja conceito celebrou uma década.

A Grendene recebeu do If Desig Award 2015 a premiação por 4 projetos: Melissa One by One na categoria Produto, Galeria Melissa Nova Iorque, Casa Ipanema e Convenção Eat My Melissa na categoria Arquitetura e Interiores.

A Grendene conquistou o 22º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Gestão Ambiental - Troféu Onda Verde com o projeto Gestão das Águas – Tratamento e Reuso nas Operações.

2016
Pelo segundo ano consecutivo, a Grendene conquistou o selo If Design Award na categoria arquitetura e interiores com o projeto da Galeria Melissa Londres.

O Clube Melissa conquistou o Selo de Excelência em Franchising emitido pela Associação Brasileira de Franchising. Esta é a quarta vez que o Clube Melissa conquista o Selo. Em 2015 ultrapassou as 200 lojas.

Rider comemorou 30 anos com o relançamento de seu modelo clássico.

A Sandália Ipanema celebrou seus 15 anos na Casa Ipanema com a retrospectiva "15 anos de Bossa".

2017
Galeria Melissa NY reabriu em novo endereço, Broadway 500, Soho.

2018
O Clube Melissa conquistou o Selo de Excelência em Franchising emitido pela Associação Brasileira de Franchising.

A Grendene foi reconhecida com o prêmio Valor 1000, ficando em 1º lugar na categoria têxtil, couro e vestuário.

A Grendene conquistou o prêmio Estadão Empresas Mais 2018 no setor Têxtil e Vestuário.

Para celebrar os 15 anos de parceria, a Melissa e os Irmãos Campana lançaram uma collab exclusiva, que contou com a inédita participação da ONG Arrastão. O lançamento aconteceu em 13 de novembro, na Galeria Melissa de São Paulo.

A Grendene recebeu o prêmio Outsystems Innovation Awards | Next Step 2018 na categoria de "Transformação Empresarial". A premiação baseia-se em uma série de critérios desenvolvidos pelo mercado international. O diferencial de avaliação é o reconhecimento que foca no príncípio da inovação das maiores empresas do mundo.

2019
Criação do Comitê de Investimentos.

Comemoração dos 40 anos da Melissa.

Certificações de Sustentabilidade – Os calçados da Grendene estão registrados com o selo Vegan e a linha de calçados Ipanema certificada pelo selo Biobased.

A Melissa aproveitou a celebração, no dia 15 de outubro, do Dia do Consumo Consciente no Brasil, para intensificar a construção de diálogo com o consumidor marcando a data como ponto de partida sobre a sua jornada de sustentabilidade.

A marca Grendha, para celebrar os 17 anos de parceria com Ivete Sangalo, lançou a campanha “Descubra a força de suas raízes”.

A Galeria Melissa São Paulo recebeu o prêmio Inovação em Design no Varejo, na categoria Visual Merchandising. O prêmio é organizado pela GS&MD e coordenado pelo RDI e pela ABIESV.

A Melissa iniciou no primeiro semestre de 2019 o seu projeto de Omnichannel.

2020
A Grendene publicou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade (“Relatório”), com metodologia Global Reporting Initiative (“GRI”).

Criação do Comitê de Partes Relacionadas.

Grendene Kids firmou uma parceria contínua com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para reforçar um compromisso que está no DNA da marca: incentivar o melhor da infância. Por meio da parceria, a Grendene passou a investir nos projetos do UNICEF no Brasil, tendo como foco as ações na área de educação.
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