MENU

01/02/2021 às 12h23min - Atualizada em 01/02/2021 às 13h10min

ABINC e Pecege MBA USP Esalq firmam parceria para desenvolver a IoT no Brasil

Objetivo é prover acesso e conexões entre a iniciativa privada, órgãos públicos e regulamentadores, com os ambientes universitários de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e de gestão

SALA DA NOTÍCIA Ana Paula Deodato
 

ABINC e Pecege MBA USP Esalq firmam parceria para desenvolver a IoT no Brasil

 

Objetivo é prover acesso e conexões entre a iniciativa privada, órgãos públicos e regulamentadores, com os ambientes universitários de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e de gestão

 

Em busca de disseminar o conceito da IoT - Internet das Coisas - no Brasil, a ABINC, Associação Brasileira da Internet das Coisas, junto ao Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas -  Pecege, instituto organizador do MBA USP ESALQ da Universidade de São Paulo, anunciam parceria para 2021. A proposta é que a iniciativa privada se aproxime das universidades e centro de pesquisas para que haja um vínculo cada vez mais sólido e fundamental para o crescimento do setor e da economia como um todo.

A parceria é um passo muito importante para estreitar as fontes de conhecimento da Universidades e os Institutos de Pesquisa e a iniciativa privada no sentido de desenvolver a IoT no Brasil. No ponto de vista ecossistema digital, essas parcerias são fundamentais, pois é possível trazer o que está sendo desenvolvido em termos de pesquisas e projetos. Tanto do lado acadêmico para a iniciativa privada, como também é possível levar demandas da privada para o mundo acadêmico, fazendo com que os esforços nas universidades acabem cada vez mais sendo direcionados para o mercado. 

Grande parte da iniciativa aconteceu por conta do Alexandre Vargha, Presidente do Comitê Auto e Mobilidade da ABINC, sob a liderança do Presidente Paulo Spaccaquerche. “Isso demonstra que a ABINC está preocupada com a formação de profissionais com o mesmo peso desta respeitada instituição de ensino reconhecida internacionalmente. Acredito que, podemos esperar uma troca enriquecedora entre os principais envolvidos e, veremos os resultados no desenvolvimento de projetos do Plano Nacional de IoT para fortalecer o Brasil nesse mercado global e competitivo de IoT” - Dalton Oliveira, Conselheiro Consultivo da ABINC e Consultor Global em Transformação Digital e Inovação da Wardston Consulting.

“Isso é a forma de valorizar as instituições de ensino com elementos críticos e fundamentais para complementar todos os esforços de pesquisa e desenvolvimento. Com isso, nós acreditamos que da forma que acontece nos países desenvolvidos, inclusive onde a infraestrutura de IoT é mais estruturada, quando se juntam conectando a todo o ecossistema IoT de forma organizada e colaborativa rumo ao Digital Twin às instituições privadas, o governo e os órgãos regulamentadores com as fontes de conhecimento e as universidades, conseguimos trazer um horizonte com bons resultados no médio e longo prazo. Porque você fortalece todos os elos da cadeia e eleva o conceito da cadeia de valor através da digitalização”, explica Alexandre Vargha - Líder do Comitê Auto e Mobilidade da ABINC.

"Acreditamos que a inter-relação entre fundamentos estatísticos e de analytics, programação e usufruto de softwares, e processos de gestão para a tomada de decisão, levam à melhor formação de Cientista de Dados. O desbalanceamento entre estes três pilares fundamentais torna o processo incompleto, e é justamente a partir desta lógica que foi estruturada a grade do MBA em Data Science e Analytics”, ressalta o Profº Luiz Paulo Fávero, Professor Titular da USP e coordenador do MBA USP Esalq em Data Science e Analytics.

Para o início já está alinhado a realização de webinars sobre Data Science e Analytics, desconto de 5% de desconto adicional (MBA em Data Science e Analytics - online) para associados ABINC que participarem dos webinars e que realizarem a inscrição em determinada data e bolsas MBA USP ESALQ (100% de desconto) por ano para a ABINC. Além disso, a proposta ainda é criar frentes de intercâmbio entre as empresas e a Universidade para desenvolvimento de trabalhos específicos. Promover ações conjuntas para estruturação de novas frentes. E por fim, principalmente, estreitar os laços para discutir sobre o futuro da integração Universidade-Mercado no médio-longo prazo.



Sobre a ABINC
A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas (http://www.abinc.org.br), foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp