MENU

20/01/2021 às 16h13min - Atualizada em 20/01/2021 às 16h13min

Não deixe a peteca cair na hora e reformar sua casa, evite problemas.

Conheçam quais são os principais problemas na reforma e descubra como evitar cada um deles.

Juliana Ximenes
Da HeadgHog
Divulgação headghog.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) revelou que, em 2020, o número de compras de materiais para construção aumentou 42%.
Essas informações servem para comprovar os efeitos da pandemia na vida dos brasileiros. O longo período em casa por conta do isolamento social despertou em muita gente a vontade de deixar o ambiente mais aconchegante.
No entanto, quem colocou a mão na massa percebeu alguns problemas na reforma, seja por falta de planejamento, qualidade dos materiais ou contratação de mão de obra.  Nós selecionamos os principais para que você conheça e evite cada um.

Falta de organização e planejamento:
Se você não organizar orçamento, cronograma, é bem provável que terá uma série de problemas na reforma. Em outras palavras, sem planejamento, por simples que seja a obra, é quase impossível saber como começar e quando terminar.
Para evitar dores de cabeça, crie uma lista de prioridades de ambientes, orçamento e tempo de conclusão da reforma. Cuidado para não começar todos os cômodos ao mesmo tempo e transformar sua casa em um verdadeiro canteiro de obras.

Ignorar a planta do imóvel:
Quebrar paredes sem ter noção da parte estrutural da casa pode gerar problemas graves. Isso é ainda mais preocupante quando o imóvel é antigo e nem sempre podemos ter acesso à planta.
O ideal é contratar um profissional de arquitetura ou engenharia para identificar o que é parede estrutural, coluna e paredes que podem ser removidas. Dessa forma, você não coloca a segurança de quem mora em sua casa ou condomínio em risco.

Baixa qualidade dos materiais de construção:
As lojas de materiais de construção oferecem tanta variedade que a falta de conhecimento a respeito da qualidade pode fazer você trocar gato por lebre. Vale ressaltar que a compra não deve ser feita pelo preço, mas de acordo com a necessidade.
Tenha em mente que optar por produtos mais baratos não significa economia. O contrário também deve ser considerado: pagar a mais por um material não quer dizer que ele seja de qualidade ou que realmente atenderá às suas necessidades. É por isso que desde o prego até as bombas de água, você deve ter total conhecimento da qualidade.

Danificar móveis e objetos:
Uma das queixas mais comuns de quem passa por problemas na reforma é se deparar com móveis sujos, janelas riscadas, pisos com manchas de argamassa, vidros quebrados e por aí vai... A falta de organização é a principal causa disso.
O ideal é remover sofás, estantes, painéis, entre outros objetos e guardar em um local limpo e seco. Caso não seja possível, embale com plástico bolha ou papel resistente. Cubra paredes e o chão com material apropriado para evitar riscos e manchas.
Acúmulo de sujeira:
É normal que a casa fique suja na reforma, mas isso não significa que você deve se preocupar com isso apenas quando a obra terminar. É importante remover excesso de poeira, cimento, tinta ou gesso assim que o trabalho do dia for concluído.
Isole o cômodo que está sendo transformado para evitar que os produtos usados se espalhem para os outros ambientes. Lave pincéis, rolos, pás, desempenadeiras e tudo o que foi usado para aumentar a vida útil desses materiais.
Problemas na reforma causados por profissionais:
Falta de qualificação técnica, não cumprimento de prazos e uso indevido de materiais são alguns dos problemas na reforma causados por profissionais, sejam eles engenheiros, mestres de obras ou ajudantes.
Antes de fechar acordo, pesquise sobre a reputação da empresa ou do trabalhador. Faça mais de um orçamento para comparar, não apenas preços, mas as soluções apresentadas de acordo com suas necessidades e objetivos.
Resultados indesejados:
Não tem nada mais frustrante do que criar expectativa sobre a reforma da casa e se deparar com algo totalmente oposto. Aquele revestimento colorido que você viu na casa de um amigo pode não se adequar à sua sala e deixar o ambiente pesado demais.
É justamente para evitar esse tipo de sensação que você precisa de um planejamento. É fundamental que haja equilíbrio entre funcionalidade do ambiente, estética e custo-benefício.
A partir de agora, você não precisa mais cometer os problemas na reforma apresentados neste artigo. Lembre-se de que é preciso preparar-se para imprevistos e ficar longe de gambiarras e soluções que podem comprometer a segurança de todos.  

 

 
 
 
 
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp