MENU

07/01/2021 às 16h28min - Atualizada em 11/01/2021 às 09h20min

Gastronomia do Sul de Minas se renova com ousadia de chefs

Região ganha força na alta gastronomia a partir da valorização dos ingredientes locais

SALA DA NOTÍCIA André Linz
Dullê Trattoria & Pizzaria, em Santa Rita do Sapucaí
Quando se fala em Sul de Minas, a referência é cheiro de mato, montanhas, temperaturas baixas e turismo de época. No entanto, a região têm transviado seu conceito bucólico para bem longe em busca de valorizar seu potencial de alta gastronomia. Nessa região de Minas Gerais que faz fronteira com São Paulo, o pedaço que abrange cidades como Gonçalves e Santa Rita do Sapucaí começa a ganhar atenção pela qualidade dos seus restaurantes.

A fama da região por seus bons produtos não é nova, principalmente em hortifrúti variado e orgânico, derivado da combinação do clima e da terra com tantas fontes naturais de água. Entretanto, nos últimos anos, vem vivendo uma nova fase por uma combinação de três fatores: a crescente oferta de itens de maior valor agregado (como café especial, azeite, cerveja, queijo, embutidos), gente egressa de metrópoles com busca incessante por conhecimento, e o fortalecimento da relação entre produtores e chefs, que estimulam cultivo variado, de alta qualidade.

Um deles é o chef Alexandre Souza, com seu restaurante Dullê Gourmet, em Santa Rita do Sapucaí. Depois de deixar a área de engenharia, o chef se especializou na gastronomia italiana e passou a trabalhar na fusão da tão tradicional cozinha da "velha bota" com a também típica culinária mineira, valorizando ingredientes locais e produtos artesanais da região. Também em Santa Rita do Sapucaí, o chef Adjair Franco, do Dija Gastronomia, aposta nas releituras. Criado na roça e formado em gastronomia pelo Senac de Campos do Jordão, uma das escolas mais renomadas do ramo, o chef combina o rústico ao sofisticado, com muito estudo e garimpo de especialidades pouco comuns. Seu prato mais recente, uma versão do típico venezuelano Pabellón Criollo, tem atraído curiosos de todo o Brasil.

Pioneiro na alta gastronomia de Santa Rita do Sapucaí, o chef Vagner Simoni comanda a renomada cozinha do bistrô Casa do Pi. Com longa carreira iniciada na Espanha, o chef trocou Madrid pela cidade sul-mineira há cerca de 20 anos, e hoje aposta em ingredientes locais para revisitar a culinária ibérica, em leituras refinadas, ousadas e deliciosas com ingredientes regionais, como a rabada ao molho de café especial, que se utiliza dos famosos grãos da cidade para compor uma combinação que beira à perfeição.

Já o chef Maurício Gabrieli Neto decidiu trocar o ambiente corporativo pela vida descomplicada da região. No Bistrô do Alto, em Gonçalves, ele comanda a cozinha onde a simplicidade de propósitos interage com o refinamento do que aprendeu no Le Cordon Bleu São Paulo. O cardápio sutilmente engloba as culinárias francesa, brasileira e italiana. Uma mesa com clientes plurivalentes tem todos os seus gostos atendidos. Há opções de entradas, carnes, massas, caldos e fondue. O Ceviche da Mantiqueira é um dos orgulhos do chef e destaque da casa.

Na mesma Gonçalves, o jovem Sergio Peres comanda o restaurante Nó de Pinho. O chef baseia suas releituras da gastronomia internacional com ingredientes típicos, como a truta, um peixe que se adapta bem às águas frias da montanha, o pinhão, abundante na cidade, e o ora pro nobis, iguaria do estado.

As oportunidades nesta parte do sul de Minas Gerais têm sugido graças ao intenso fluxo de turistas paulistas que buscam tranquilidade nos fins de semana. Segundo dados oficiais, 80% dos visitantes nos municípios da região são oriundos de São Paulo. As paisagens são exuberantes e as experiências turísticas inigualáveis. No caso de Gonçalves, repleta de araucárias e cachoeiras, enquanto em Santa Rita do Sapucaí, o grande atrativo está nos seus cafezais, cafeterias, arquitetura e em uma das melhores pistas de voo livre do mundo. Entretanto, de um tempo pra cá, a alta gastronomia também passou a fazer parte desta lista - em ambos os casos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp