Assinar Clube Express

Novo Lira registra √≠ndice de infestação predial de 1,4% em Maring√°

O 4¬ļ Levantamento do √ćndice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2023, realizado pela Prefeitura de Maring√°, mostra que o √≠ndice de infestação predial √© de 1,4%, considerado risco m√©dio.

Por Murillo Saldanha / PMM em 30/10/2023 às 15:49:14
O lira permite o monitoramento da dengue nos bairros. Foto: Rafael MacriPMM

O lira permite o monitoramento da dengue nos bairros. Foto: Rafael MacriPMM

O 4¬ļ Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2023, realizado pela Prefeitura de Maring√°, mostra que o índice de infestação predial é de 1,4%, considerado risco médio. Os dados foram coletados pelas equipes da Secretaria de Saúde entre 25 e 30 de setembro. O levantamento completo, com informações por Unidade B√°sica de Saúde (UBSs) e principais criadouros do mosquito da dengue, ser√° apresentado na terça-feira, 31, às 8h30, no auditório da Secretaria de Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% risco médio e acima de 4% alto risco. "O 4¬ļ Lira do ano aponta risco médio em Maring√°, quase baixo. Vamos seguir com os mutirões aos s√°bados até o final do ano e intensificar as vistorias em resid√™ncias para conscientizar a comunidade, eliminar focos da doença e reduzir o índice de infestação", afirma o secret√°rio de Saúde, Clóvis Melo.

O gerente de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Eduardo Alc√Ęntara, explica que o Lira permite o monitoramento da dengue nos bairros da cidade e contribui para atuação estratégica dos agentes de combate à endemias. "A partir dos dados, vamos intensificar a atuação nas regiões em que h√° necessidade. O levantamento também mobiliza a comunidade no combate da doença ao mostrar as √°reas com maior índice de infestação", afirma.

Mutirões - Para ampliar as iniciativas, a Secretaria de Saúde realizar√° mutirões aos s√°bados até o final do ano. Neste s√°bado, 28, a força-tarefa ser√° realizada na Zona 7 e Vila Esperança. A ação integrada reúne as secretarias de Saúde e Fazenda. Durante a semana, a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda notifica imóveis das regiões selecionadas em situação de m√° conservação para que os propriet√°rios realizem a limpeza. Aos s√°bados, os agentes de combate à endemia realizam as vistorias nas resid√™ncias.

Serviço:

O que: Apresentação do 4¬ļ Lira

Quando: Terça-feira, 31, às 8h30

Onde: Auditório da Secretaria de Saúde, na Avenida Prudente de Moraes, 885

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maring√°

-Veículos:

Golden Car Locadora

- Animais:

Animal Center Maring√°

- Alimentos e Bebidas

Fatima Rico Tortas

- Armazem Vida Saud√°vel

Armazem Vida Saud√°vel

Comunicar erro
Redes sociais Regional

Coment√°rios

Fale direto com o portal