MENU

04/01/2021 às 11h06min - Atualizada em 04/01/2021 às 16h10min

Exame de proficiência em francês: Veja como se preparar

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Você já ouviu falar no exame de proficiência em língua estrangeira? Pois o resultado desse tipo de teste é essencial para que um indivíduo comprove seu conhecimento e destreza em um idioma diferente de sua língua materna.

Ao fazer um desses exames o candidato pode obter um certificado que comprova a sua proficiência em outra língua. Isso vale para diversos idiomas, dentre eles o francês. 

Como se preparar para testar seus conhecimentos na língua francesa é o que você confere abaixo, bem como os detalhes sobre os principais testes desse tipo para esse idioma.

Exame de proficiência: Quando é exigido?

São inúmeras situações que podem exigir a apresentação do certificado desse tipo de exame ou, ainda, que o candidato se disponha a realizar um para, então, ter resultados comprobatórios de sua destreza em uma língua estrangeira.

Dentre as principais estão as seleções para intercâmbios estudantis, processos seletivos de empresas e até mesmo em casos de migração.

Assim, é crucial que quem estuda e se dedica na língua francesa também esteja de olho no exame de proficiência, que é o passo final para demonstrar de uma vez por todas seu conhecimento no idioma.

Tipos de exame de proficiência em francês: Conheça os principais

Separamos os 04 principais testes de proficiência na língua francesa que geralmente são utilizados pelas grandes empresas e universidades. Veja quais são, sua aplicação e características principais.

Ao saber quais são eles e como eles funcionam, torna ainda mais fácil escolher qual é o melhor curso de francês para você! Portanto, continue lendo e confira informações completas sobre os testes.

  1. DELF

O primeiro dos tipos de exame de proficiência é o DELF (Diplôme d’Études en Langue Française). Ele, junto ao DELF, diferencia-se dos demais pelo seguinte: geralmente o resultado da prova leva à classificação do aluno de acordo com uma tabela pré-definida.

Contudo, no caso do DELF (e DALF) acontece o contrário: o aluno escolhe o nível de proficiência na língua que ele deseja comprovar. Portanto, é possível ter acesso aos dados de desenvolvimento no idioma estrangeiro mesmo quando ainda se é intermediário.

Por outro lado, caso o candidato não seja aprovado no nível que desejava comprovar ele não obtém qualquer tipo de certificação. Os dois primeiros níveis desse tipo de teste são o A1 e A2. Os dois últimos, então, são o B1 e B2.

Outro ponto interessante sobre o DELF é que ele é o exame de proficiência em francês que é emitido pelo próprio Estado da França! Assim, ele possui natureza oficial e seu resultado é vitalício (podendo ser atualizado e melhorado, é claro).

Esse exame é feito em quatro etapas: compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita. Portanto, ao procurar um curso de francês em São Paulo lembre-se de se certificar de que ele possui aulas envolvendo todos esses requisitos.

  1. DALF

O Diplôme Approfondi de Langue Française é disponibilizado para os mais altos níveis na língua estrangeira francesa. Assim como o exame de proficiência anterior, ele é emitido pelo estado da França.

A principal diferença desse exame para o anterior é que ele possui dois diplomas: DALF C1 e DALF C2. Enquanto no primeiro as fases de escrita, compreensão oral, fala e compreensão escrita são feitas separadamente, no segundo elas são feitas de forma simultânea.

  1. TCF

Diferentemente do exame de proficiência DELF e DALF o TCF não exige que o aluno e candidato à prova escolha qual o nível ele pretende comprovar conhecimento. Nesse caso, então, basta realizar uma prova e os resultados automaticamente certificam o aluno.

A classificação, aliás, é feita com base nos seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Esse exame de proficiência exige três provas obrigatórias (compreensão oral, gramática e escrita) e duas facultativas (escrita e oral).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp