MENU

04/01/2021 às 10h05min - Atualizada em 04/01/2021 às 10h05min

Retrospectiva 2020: Destaques dasOperadoras de Telecomunicações:

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus, porém muitos fatos foram relevantes durante este ano complexo, como por exemplo, o mercado de streaming crescendo cada vez mais, a união de algumas operadoras, a venda da operadora Oi Móvel e muito mais.

Da Selecta
Divulgação Selecta
Relembrar o ano de 2020 não é fácil, possivelmente, este ano foi diferente do que todos nós poderíamos imaginar. Tudo por conta de uma pandemia indesejada e que se tornou a única protagonista deste ano. No mesmo momento em que o vírus devastou o mundo, muitos setores acabaram se reinventando para poder se manter fora de um buraco econômico gigantesco, que crescia a cada dia. No setor de telecomunicações não foi muito diferente.
 Os destaques de 2020 para este setor tão importante e relevante não apenas no nosso dia a dia, mas principalmente durante um ano onde precisávamos estar sempre conectados.
 

Protagonista de 2020:

É impossível não ver a pandemia como uma dinamizadora de muitas ocorrências no mundo das telecomunicações. O isolamento social, pouco a pouco, se tornou uma vantagem para o setor, que aumentou a demanda pela conexão de internet, especialmente as que dispõem da tecnologia fibra óptica. 
 
Contudo, nem tudo é perfeito. Afinal de contas, o trabalho de casa, a comunicação, o lazer e a educação estão ligados à internet.  Dessa forma os gastos com infraestrutura se tornaram ainda mais essenciais para as provedoras e uma preocupação acabou surgindo durante esse período: a sobrecarga de internet.
 
Ao mesmo tempo em que a busca pela melhora na conexão aumentou, o setor também teve suas perdas, como por exemplo, as lojas físicas das operadoras deixaram de vender aparelhos e planos, pontos físicos de recargas fecharam e entre outras.
 

A união - O movimento todos juntos contra o vírus:

 
No meio a tantas dificuldades, as prestadoras de serviços viram uma oportunidade para melhorar não apenas em questão de serviço, mas também na diversão dos brasileiros. Nesta ação inédita, as operadoras se juntaram e pensaram em ações para que o impacto da pandemia fosse amenizado.
 

 
 
 
Algumas das ações das operadoras nesse período foram:
 
  • Bônus de internet
  • Canais liberados na TV por assinatura
  • Maior tolerância para inadimplentes
 

A venda da Oi Móvel: 

 
No ano passado a operadora Oi tinha uma certeza, ela estava determinada a se reestruturar e se tornar uma empresa de fibra. Porém, as dívidas ainda eram uma realidade da prestadora, ademais do obsoleto serviço de cobre e a recuperação judicial. Razões essas que resultaram no descontentamento dos clientes Oi.
 
Uma das soluções foi a divisão do grupo em 5 unidades, são elas: data center, fibra óptica, torres, TV por assinatura e telefonia móvel. Essa foi a forma que a operadora pôde financiar o futuro da empresa e assim seguir com a oferta de banda larga por fibra óptica.
 
Já no final de 2020 a Oi Móvel foi vendida para a TIM, Claro e Vivo, porém ainda falta a aprovação da Anatel e da CADE.
 

As plataformas streaming vs TV por assinatura:

 
Durante a pandemia algumas plataformas de streaming como a Globoplay, Netflix, Amazon Prime, ficaram cada vez mais fortes pois a procura por esses serviços aumentou. A TV por assinatura brilhou durante esse período especialmente por conta da audiência dos canais fechados.
 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou que a FOX oferecesse canais online, o que acabou surgindo o mercado das IPTVs legalizadas. Além disso, também surgiram novas plataformas de streaming, a Pluto TV, serviço gratuito, também tivemos o retorno da DirecTV que agora oferece o serviço DirecTV Go.
 
Entenda mais sobre a evolução das plataformas streaming 2020 e veja como o mercado se transformou na medida em que o consumidor buscou diferentes opções que fossem mais flexíveis de consumo.
 
Confira nesta matéria completa a Retrospectiva das Operadoras 2020.
 
 
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
   Golden Car  Locadora
- Animais:
   Animal Center Maringá
- Alimentos e Bebidas
  Fatima Rico Tortas
- Lojas:
  Ricardo Eletro
- Clínicas:
  Clínica da Alma
- Vida Saudável
  Armazém Vida Saudável
Marialva:
- Papelarias:
  Papelaria Planalto
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp