MENU

26/12/2020 às 11h00min - Atualizada em 28/12/2020 às 09h10min

5 destinos tranquilos no Brasil para viajar nas férias

Cidades calmas para ir nas temporadas mais agitadas e fugir das aglomerações

SALA DA NOTÍCIA José Mauro Lima
Santa Rita do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais
Em um momento complicado como o atual de pandemia, é natural sentir um frio na barriga só de pensar em pegar a estrada para chegar a algum lugar qualquer lotado de pessoas que também estão de férias. Não é exagero, considerando a alta frequência, especialmente de cidades praianas durante o verão. 

Para evitar lugares cheios durante as férias, selecionamos 5 destinos tranquilos para sua viagem. O sossego e a diversão são garantidos, já que são paraísos emergentes, descobertos só agora pelos turistas.

Pirenópolis (GO)
A combinação entre sossego e um paraíso natural com condições ideais para a prática de esportes de aventura destaca Pirenópolis na nossa lista. A cidade no interior de Goiás é cercada de rios, cachoeiras, matas e morros, ideais para fazer trilhas. Se você é fã de montanhismo, rapel em cachoeiras, arvorismo, cavalgadas e rafting, então, não precisa pensar duas vezes para colocar Pirenópolis nos seus destinos das férias. Turismo de aventura também combina com longas horas de descanso. O centro histórico da cidade pode ser incluído na parte relaxante do roteiro. O local é patrimônio histórico e tem casarões do século XVIII, museus e igrejas.

São Thomé das Letras (MG)
O município está a 1.444 metros acima do nível do mar, no pico de uma montanha de pedra na Serra da Mantiqueira, e é uma das cidades mais altas do Brasil. A pacata cidade no interior de Minas Gerais é cheia de histórias e lendas típicas de cidades pequenas e que proporcionam ainda mais curiosidades para os visitantes. Pode acontecer inclusive de, durante um passeio pela região, você encontrar a gruta que leva à Machu Picchu, no Peru. Não seria maravilhoso? São essas histórias, junto a toda beleza natural, que fazem de São Thomé das Letras um lugar inesquecível. Não deixe de conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa. A Casa da Pirâmide, Toca da Bruxa, o Mirante e a vista 360° de toda a região fazem da visita um passeio imperdível na cidade.

Santa Rita do Sapucaí (MG)
Outro destino no Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, a cidade é um paraíso para os amantes do café especial, além de proporcionar experiências incríveis junto à natureza e sua gastronomia. Além de um circuito de cafeterias onde é possível experimentar o universo sensorial do café, suas formas de extração e conhecer outros “coffee lovers”, seus lindos cafezais são passeios que também valem a pena. Outra atração é a Serra do Paredão, onde fica uma das melhores pistas de voo livre do planeta, local perfeito para realizar o seu primeiro voo duplo. Não deixe de conhecer o mirante do Santo Cruzeiro, a revoada das garças ao entardecer na Beira Rio, o santuário de Santa Rita de Cássia, a Rua Antônio Moreira da Costa e seus casarões intactos do século passado, o Mercado Municipal, e o restaurante Don Rafoni, especializado em comida do estado norte-americano do Texas, que atrai expatriados da terra do Tio Sam que desejam matar as saudades de casa em Santa Rita do Sapucaí.

Serra Negra (SP)
No interior de São Paulo, a aproximadamente 140 km da capital, Serra Negra é considerada Cidade Saúde por suas fontes de água mineral com propriedades terapêuticas. Uma visita à cidade, que é parte do Circuito das Águas Paulistas, pode ser considerada, portanto, como um tratamento para o corpo – ótimo para quem deseja relaxar durante as férias! Além de aproveitar a estadia na cidade para se hidratar com as poderosas águas, existem muitas outras coisas para fazer por lá. A cidade também é conhecida pelo comércio de artigos e roupas de couro, o que já garante aquelas comprinhas essenciais de férias. O turismo por fazendas é outro atrativo da região e, durante um passeio, você irá passar por trilhas, rios e cachoeiras. Na cidade, um teleférico com 1.500 metros de comprimento que leva ao mirante do Cristo Redentor é a grande sensação. Dica gastronômica para colocar no roteiro: o restaurante Sr. Bacalhau, especializado em comida portuguesa, considerado um dos melhores do Brasil.

Guaramiranga (CE)
Enquanto todo mundo está atrás das praias nordestinas, principalmente nas férias de verão, nossa recomendação para quem quer tranquilidade é no interior, em um lugar bem acima do nível do mar. Guaramiranga, a 110 km de Fortaleza, é uma ótima opção. Sim, no Ceará, no alto da serra, com montanhas que chegam a mais de 1.000 metros de altitude. O pequeno município tem todas as características que você espera ver em uma cidade de serra: temperaturas amenas, um centro com uma bela igreja matriz em um ponto alto da cidade e muitos atrativos naturais. Rios, cachoeiras, mirantes e trilhas ecológicas vão ser os seus principais compromissos durante as férias em Guaramiranga. Uma dica é o Parque das Trilhas, de onde partem diversos percursos de caminhadas pela Mata Atlântica. No parque, também é possível fazer tirolesa, rapel e andar de caiaque.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp