MENU

18/12/2020 às 11h29min - Atualizada em 19/12/2020 às 00h00min

Como celebrar um Natal de forma mais eficiente

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Um Natal com luzes e todos os elementos necessários para cheirar a festa é sempre possível de conseguir de forma eficaz. Se trata de reciclar, usar materiais que não agridem o meio ambiente e fazer pequenos gestos para economizar e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta.

Fique com algumas dicas para comemorar um Natal mais eficiente.

Como celebrar um Natal mais eficiente e sustentável

Menos quantidade de luz

As luzes coloridas dão aquele ar natalino que tanto gostamos, no entanto, não é necessário decorar toda a casa com luzes, e se o fizermos, optamos pelos LEDs. Essas lâmpadas melhoraram muito nos últimos anos e são, de longe, as mais duráveis ​​e as que menos consomem energia. É muito importante acender as luzes do presépio e da árvore apenas quando necessário e não deixá-las ligadas durante a noite. A poluição luminosa é maior e o nosso gasto com energia elétrica também. Por isso, aproveite para cuidar do planeta e poupar na conta da luz ao desligá-las.

Temporizadores de luz

Como alternativa, existem alguns dispositivos tecnológicos no mercado que possuem um temporizador integrado, para que as luzes de Natal possam ser ligadas e desligadas automaticamente.

Árvore de Natal natural ou artificial?

Muito se tem falado sobre se é mais eficiente comprar uma árvore natural (e depois plantá-la novamente, é claro) ou adquirir uma artificial. A árvore artificial é mais durável e barata, mas seus materiais podem prejudicar o ambiente da casa, tanto por fora quanto por dentro. Natural é, portanto, melhor, mas recomendamos criar nossa própria árvore com troncos, madeira, desenhos e muitos outros materiais não corrosivos.

Decorações de natal caseiras

Em vez de voltar a comprar as decorações de Natal, teremos que rever tudo o que temos em casa para voltar a usá-las. E uma ideia perfeita é fazer as nossas próprias decorações com madeira, algodão, papel reciclado ... Por isso não só reciclamos mas também partilhamos estas atividades em família e com certeza a nossa casa tem um toque especial e diferente.

Não ao excesso de comida

É inevitável! Principalmente em época de festas, todos os anos exageramos nas compras de comida. Devemos estabelecer um planejamento de dias, com refeições e jantares para não gastar mais do que o necessário, e neste caso, reaproveitar tudo o que sobra ou congelar para comer depois. É vital não jogar comida fora.

Como guardar as decorações de Natal depois

Terminadas as férias, recomendamos guardar as decorações de Natal de forma correcta, como as luzes que têm de ser deixadas em sacos ou caixas, com os cabos enrolados correctamente para que não se partam e em espaços que não tenham fontes de calor.

Que presentes fazer

Aqui depende um pouco do gosto de cada pessoa, mas tentaremos, na medida do possível, adquirir presentes mais eficientes, comércio justo, embrulhados em papel ecológico ... e brinquedos com bateria ao invés de pilhas, pois tendem a poluir mais.

Melhore o seu isolamento

Para ser mais eficiente e gastar menos com aquecimento, se recomenda um isolamento eficiente da porta e janelas para que não entre frio ou para que não se perca o ar frio oferecido pelo ar condicionado. Se esse ar escapar pelas portas ou janelas, vai estar gastando energia sem necessidade e a sua fatura da eletricidade será bem mais alta.


Reciclar, especialmente nestes dias

Já especificamos que teremos que reaproveitar alguns produtos que já temos ou criar novas decorações de Natal com eles. Nas festas, não podemos deixar de reciclar alimentos, garrafas de vidro, papelão e embalagens para presentes. Podemos dar uma segunda vida a alguns desses materiais e transformá-los em Papai Noel, estatuetas de presépios ou guirlandas especiais para a parede.

Gostou desse artigo? Pode encontrar mais matérias de como economizar em vários contextos do seus dia a dia e também várias formas de obter uma renda extra sem sair de casa.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp