MENU

18/12/2020 às 11h30min - Atualizada em 19/12/2020 às 00h00min

5 fontes de energia renováveis para aplicar em nossas casas

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Para além dos compromissos internacionais e das intenções de diferentes governos na política ambiental, a transição para fontes de energia renováveis ​​e limpas já é um facto. Boas notícias para o planeta e para as futuras gerações, que passam a ter grandes aliados como é o caso da energia eólica ou solar.

As energias renováveis ​​não são um projeto de futuro, mas uma realidade inegável para o bem do planeta. E, ao contrário das energias tradicionais, que emitem gases poluentes e também resíduos radioativos - prejudiciais à saúde e ao meio ambiente - as energias renováveis ​​são a alternativa mais limpa e ecologicamente correta para a obtenção de energia.

A principal virtude das energias renováveis ​​é justamente pisar no acelerador no combate à emissão de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono.
No entanto, existem muitas e profundas razões para fazer uma aposta definitiva nesse tipo de energias:
 
  1. São limpas. Produzem energia limpa sem emitir gases de efeito estufa, o que os torna um aliado indispensável no combate às mudanças climáticas.
  2. São inesgotáveis. Estas são fontes de energia permanentemente disponíveis, seja porque a energia do recurso em questão é imensa (sol) ou devido à sua capacidade de ser reposta naturalmente (biomassa).
  3. São seguras e saudáveis. A poluição do ar e da água tem um impacto muito negativo na saúde. No caso das energias renováveis, essa poluição simplesmente não ocorre.
  4. Evitam conflitos geopolíticos. Uma das principais fontes de disputa entre os países vêm do controle e da propriedade das matérias-primas. No entanto, as energias renováveis ​​são recursos distribuídos, o que elimina esse problema.
  5. São uma vantagem para as áreas rurais. As localidades mais isoladas são as que mais podem beneficiar com a implementação de energias renováveis, por um lado, porque contribuem para o desenvolvimento da sua natureza e, portanto, para a dinamização do emprego e da economia nestas zonas rurais. E por outro lado, porque permite que a rede elétrica chegue a locais onde a tradicional não chega e sem necessidade de fazer contratos de luz ou mudança de titular do contrato de energia.

Que fontes de energia renovável podemos usar em nossas casas?

Pela sua implementação e pelas vantagens geradas pela sua utilização, destacamos as cinco energias renováveis ​​que devemos conhecer e aproveitar nas nossas casas.
 
  • Energia eólica

É a energia renovável que usa a força do vento para gerar eletricidade. Em outras palavras, consiste em converter a energia produzida pelo movimento das pás de uma turbina eólica acionada pelo vento em energia elétrica.
 
  • Energia Solar Fotovoltaica

É a energia renovável obtida a partir da utilização da radiação eletromagnética do sol.

Os módulos fotovoltaicos de uma usina solar são constituídos por células individuais, dispostas em cadeias de algumas dezenas de metros de comprimento, que podem ser orientadas para o sol, permanecer fixas ou girar procurando a melhor inclinação face à radiação solar.

 
  • Energia geotérmica

É obtido aproveitando o calor natural do interior da terra. Por isso se diz que é um recurso que pode ser explorado de forma inesgotável e sem impacto ambiental. Em regiões dotadas de fenômenos vulcânicos, também é possível explorar esse calor obtendo energias renováveis ​​e limpas.
 
  • Energia hidrelétrica ou energia hidrelétrica

É a energia renovável que aproveita a queda d'água de uma certa altura para gerar energia elétrica. Ou seja, é obtido a partir do curso de rios e lagos por meio da formação de barragens e canalizações.

Aproveita a transformação da energia potencial gravitacional em energia cinética para superar uma diferença de nível, que se transforma, graças a um alternador acoplado a uma turbina, em energia elétrica.
 
  • Bioenergia

Também conhecida como biomassa, suas formas mais conhecidas são os biocombustíveis, biodiesel, bioetanol e biogás. É a energia obtida com a utilização de matéria orgânica e industrial formada em algum processo mecânico ou biológico. Geralmente, das substâncias que constituem os seres vivos ou seus restos e resíduos.

Incorporar renováveis ​​no dia a dia

Se decidiu dar um passo para travar as alterações climáticas e pretende incorporar no seu dia-a-dia pequenas ações que têm um impacto muito positivo no ambiente e nas gerações futuras, pode fazê-lo com base no potencial das fontes de energia renovável.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp