MENU

18/12/2020 às 11h32min - Atualizada em 19/12/2020 às 00h00min

Truques para aumentar a eficiência energética em sua casa

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Se a conta de luz traz alguma dor de cabeça, quando chegam os meses mais frios do inverno, a preocupação com o consumo do aquecimento aumenta muito. Portanto, tudo o que podemos fazer para aproveitar as vantagens da eficiência energética em casa é especialmente relevante.

Por isso, hoje propomos alguns truques para aumentar a eficiência energética da sua casa, economizar no aquecimento e cuidar do meio ambiente reduzindo o consumo de energia.

Janelas e portas

As perdas de calor que ocorrem pelas janelas são importantes, por isso é melhor verificar o isolamento térmico delas. O ideal é ter janela dupla ou vidros duplos, aproveitar a luz solar abrindo as persianas ou venezianas e baixá-las quando a temperatura começar a baixar para conservar o calor das divisões. Abra as janelas o tempo suficiente para arejar sua casa pela manhã (15-20 minutos) e evite mantê-las abertas por longos períodos no tempo frio.

 
As portas fechadas também ajudam a conservar o calor em uma sala, para a qual a calafetagem é útil para evitar que o frio entre pelas fendas. Se pretende aumentar a eficiência energética da sua casa, tem de controlar as fugas de ar tanto nas janelas como nas portas e resolvê-las da forma mais adequada possível.

Lâmpadas de baixo consumo

As lâmpadas de baixo consumo LED são um desses pormenores quando se trata da iluminação de uma casa e que facilmente se detecta que ajudam a conta de luz a baixar. Por isso é um bom investimento optar por esse tipo de lâmpada. Por outro lado, lembre-se de não deixar as lâmpadas acesas se não precisar delas.

Os eletrodomésticos, que devem ter o maior valor energético, também não devem ser deixados em modo de espera, nem com aquela luzinha vermelha em modo de espera, pois passam a ser protagonistas de um consumo fantasma que representa entre 10 e 15 percentagem do consumo normal do aparelho quando está em pleno funcionamento. O melhor é desligá-los quando não estiver usando e o mais prático é colocar uma tira com botão liga e desligar para controlar várias com um único gesto.

Regular o aquecimento

Se possível, coloque um termostato para regular o aquecimento e evitar o consumo excessivo. Não é necessário que a sua casa sinta que o verão chegou para estar num ambiente saudável e agradável. 21 graus é o suficiente para isso sem a necessidade de desperdiçar energia.

No caso do aquecimento elétrico, regule-o para ligar e desligar dependendo do ambiente, limitando a temperatura, e evite regulá-lo ao máximo e que não se esqueça dele para não levar um bom susto quando chegar a conta de luz.

Sabia que pode instalar sistemas de automação residencial em sua para poder controlar o ar condicionado, luzes e até as portas e janelas? Com o clique pode controlar tudo através do seu smartphone. O importante é que conte com um bom tarifário de internet e dados móveis, como por exemplo oferece a Moche, e possa controlar a sua casa à distância.

Torneiras e aquecedores

Os sistemas mais eficientes são os de acumulação de água quente e, no que diz respeito às cisternas, os sistemas de duplo botão ou descarga parcial ajudam substancialmente a poupar água.

Ventiladores

No verão, para evitar o uso excessivo do ar condicionado, é conveniente instalar um ventilador de teto ou portátil. Pode parecer muito menos eficaz para você, mas esses dispositivos podem reduzir a sensação térmica em até 4 graus. Portanto, vale a pena ter em mente.

Se seguir essas dicas, além dos truques para poupar na conta de luz, você não só conseguirá reduzir o valor, mas também consumirá menos energia e contribuirá com o cuidado com o meio ambiente que, afinal, é um assunto de todos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Fale Conosco
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp